Viagora

PMT realizará audiência sobre impactos ambientais de nova ponte

A nova ponte sobre o Rio Poti interligará o bairro Água Mineral, nas imediações do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao Setor de Esportes.

No próximo dia 12 de março, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), irá realizar uma audiência pública na Associação de Moradores do bairro Água Mineral para tratar sobre os impactos ambientais da construção da nova ponte sobre o Rio Poti.

A ponte interligará o bairro Água Mineral, nas imediações do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao Setor de Esportes.

Durante a audiência, a equipe da empresa responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da obra fará a exposição técnica dos trabalhos desenvolvidos, que devem ser socializados em uma linguagem clara e objetiva.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) também realizará uma apresentação sobre os aspectos dessa obra de mobilidade urbana e seus objetivos.

Esse espaço de diálogo permitirá que os participantes compartilhem seus questionamentos, críticas e sugestões. As manifestações serão registradas em Ata, que será anexada ao processo administrativo de licenciamento da obra, bem como os documentos entregues por ocasião da audiência pública.

“Esperamos que esse encontro seja feito com uma significativa participação popular. Nossa proposta é que aconteça da forma mais transparente e organizada possível, para que os participantes possam ter suas dúvidas sanadas e suas sugestões expostas. Lembramos que o espaço será aberto a todos, sem necessidade de se inscrever previamente”, destaca o secretário da SEMAM, Olavo Braz.

Cerca de 20 órgãos e entidades, a exemplo do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), IBAMA, EMBRAPA, Associação de Moradores dos bairros Água Mineral e Risoleta Neves, estão sendo oficializados a participar dessa audiência pública.

Os interessados em consultar antecipadamente ao Relatório de Impacto Ambiental poderão fazê-lo até o dia 11 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da SEMAM, localizada na Avenida Duque de Caxias, Nº 3520, bairro Primavera.

Nova ponte

A nova ponte otimizará a mobilidade entre os corredores Norte e Leste de Teresina, ligando o bairro Água Mineral (Rua Tenente Luís Simplício) ao Campus Petrônio Portela da UFPI (Ramal projetado da Rua Interna).

A ponte terá 240 metros de comprimento, quatro faixas de rolamento, com possibilidade de ampliação para mais faixas, vias para ciclistas e pedestres e piso tátil para cadeirantes e deficientes visuais.

A obra já foi encaminhada para licitação e deve ter início em abril de 2019, e tem o prazo de execução de 14 meses. O empreendimento está orçado em R$ 38,650 milhões, oriundos de um financiamento que a Prefeitura está adquirindo com recursos do FGTS, a serem acompanhados e liberados pela Caixa Econômica Federal.

Facebook
Veja também