Viagora

Prazo para todos os estados oferecerem CNH digital é adiado

O novo prazo foi adiado nessa terça-feira (30) pelo Ministério das Cidades e Denatran para 1º de julho.

Um novo prazo para todos os estados emitirem a Carteira de Habilitação Digital (CNH-e) foi divulgado, nessa terça-feira (30), pelo Denatran e Ministério das Cidades. O prazo anterior estipulava que todos os estados oferecessem o documento digital a partir de fevereiro, mas agora foi prorrogado para 1º de julho.

  • Foto: Agência BrasilCNH eletrônicaCNH eletrônica

Cerca de 17 mil CNH digitais já foram emitidas em 11 estados e no distrito federal. O primeiro estado a oferecer o documento foi Goiás, que emite o documento desde outubro do ano passado. Outros estados como Acre, Espírito Santo, Maranhão, Rondônia, Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Sul, Alagoas, Mato Grosso do Sul também já oferecem a novidade aos motoristas.

A CNH digital, é uma carteira de habilitação eletrônica que apresenta o mesmo valor da versão impressa. Para obter a CNH-e é preciso se cadastrar no portal de serviços do Denatran, comparecer ao Detran onde a CNH impressa foi emitida para a confirmação de dados (aqueles que optarem por usar um certificado digitam poderão fazer o processo online).

O próximo passo é baixar o aplicativo CNH digital, acessar o aplicativo através do código de ativação que será enviado ao usuário e criar uma senha de 4 dígitos para poder usar o documento pelo celular.

Para utilizar o aplicativo, o motorista deve ter a nova CNH com QR Code emitido no interior do documento. Quem tem a versão antiga deve renovar a carteira de habilitação impressa para poder fazer uso da CNH digital.

Mais conteúdo sobre:

Ministério das Cidades

Facebook
Veja também