Viagora

Prefeito de Picos Gil Paraibano cria novo lixão a céu aberto e comunidade protesta

O novo lixão a céu aberto fica na região de Gameleira dos Rodrigues, aonde nasceu o consagrado jurista Antonio Coelho Rodrigues.

Se não bastasse um, agora dois. Numa atitude impensada, o prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB) criou um novo lixão á céu aberto e dessa vez a região atingida foi a de Gameleira dos Rodrigues, nas proximidades aonde nasceu o consagrado jurista brasileiro Antonio Coelho Rodrigues.

Indignados, os moradores protestaram e acionaram o Ministério Público Estadual solicitando que seja proibida a colocação de lixo naquela região. Fizeram também uma carta circular e distribuíram junto à população picoense repudiando a atitude da prefeitura e dos que apóiam a medida por ela adotada.

“Esse ato irresponsável, antiético e grotesco contra os princípios ambientais e à população, demonstra claramente a insensibilidade e o descaso do governo municipal e os que o apóiam, com o meio ambiente e com a saúde pública, desrespeitando os moradores dessas localidades. Os danos são incalculáveis, como a contaminação do solo, da bacia hidrográfica de riachos e olhos d’àgua, prejudicando a vocação agrícola da região, especialmente dos Torrões, grande produtor de horticultura”, lembraram os atingidos pela criação do novo lixão a céu aberto.

O primeiro lixão a céu aberto de Picos foi instalado há mais de 20 anos no bairro Altamira e o novo começou a funcionar no dia 15 deste mês na localidade de Caldeirões, atingindo ainda as regiões de Gameleira dos Rodrigues, Angico Branco, Tapera, Canto da Areia e Torrões, grandes produtores agrícolas.

O novo lixão de Picos foi instalado justamente na região representada politicamente pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) e pelo advogado e juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí-TRE, Agrimar Rodrigues de Araújo, também assessor jurídico da Prefeitura.

Durante a sessão itinerante da Câmara Municipal de Picos realizada quinta-feira passada, 21 de junho, na localidade Gameleira dos Rodrigues, os moradores protestaram contra a instalação do lixão a céu aberto naquela região. Com faixas, eles exigiram a imediata retirada do depósito de lixo criado pela prefeitura.
Imagem: José Maria Barros/GP1Promotor pede a desativação de novo lixão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Promotor pede a desativação de novo lixão

A professora Giselle Dantas era uma das mais insatisfeitas com a atitude do prefeito, pois o lixão foi instalado vizinho a uma propriedade do seu pai, falecido recentemente. “Estamos aqui para manifestar repúdio e indignação contra a prefeitura de Picos pela atitude irresponsável e impensada de transformar propriedades particulares em um lixão a céu aberto, causando problemas de toda natureza”, protestou.

Para impedir a entrada de mais resíduos para o local, um irmão de Giselle, o policial civil Amadeu Leopoldino Dantas Filho adotou uma medida radical. Mandou fechar a passagem por onde os caminhões de lixo trafegavam dentro da propriedade do seu pai até o depósito de lixo.

Ao tomar conhecimento do fato, o promotor de justiça Marcelo de Jesus Monteiro Araújo ingressou com uma petição junto ao juiz da 4ª Vara da Comarca de Picos, Tiago Brandão, solicitando do mesmo a proibição do lixão à céu aberto na localidade Caldeirões, devendo também o Lixão da Altamira ser substituído por aterro sanitário.

O representante do Ministério Público requereu ainda a aplicação de multa pessoal e diária ao prefeito Gil Paraibano, no valor de dez mil reais, a contar da intimidação do mesmo, por cada dia que caminhões da prefeitura depositarem resíduos no novo lixão a céu aberto na localidade Caldeirões.

O promotor Marcelo de Jesus lembrou ainda que a prefeitura de Picos deverá também retirar todo o lixo depositado na localidade Caldeirões e recuperar o passivo ambiental, assim como fazer o mesmo com o Lixão da Altamira.



Facebook
Veja também