Viagora

Prefeito Firmino Filho pede empréstimo de R$ 180 milhões

Ele pretende aplicar o recurso em obras de mobilidade urbana, requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão.

A Prefeitura de Teresina está credenciada a receber um total de U$ 45 milhões do Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF) e informa que pretende aplicar o recurso em obras de mobilidade urbana, requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão.

O prefeito Firmino Filho foi recebido no início da noite de ontem (28), na Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, pelo secretário executivo da pasta, o economista Esteves Pedro Colnago Júnior, para agilizar a liberação do financiamento.

  • Foto: ViagoraPrefeito Firmino Filho (PSDB)Prefeito Firmino Filho (PSDB)

“Esse empréstimo junto a CAF vai financiar uma série de obras importantes em termos de mobilidade como também obras como conclusão da Reforma do Mercado Velho, o novo Parque da Floresta Fóssil, conclusão da segunda fase do projeto Vila da Paz, enfim, vai permitir com os seus R$ 180 milhões que nós possamos fazer uma nova onda de investimentos na cidade de Teresina”, afirmou o prefeito. 

No início deste ano, uma comissão de técnicos da CAF esteve em Teresina e visitou as obras que já foram iniciadas. O próximo passo da negociação envolve o Governo Federal. O processo também passa pela aprovação do Senado Federal e Presidência da República.

“Este projeto se encontra no Ministério do Planejamento. O próximo passo é uma rodada de negociação entre a CAF e o Ministério do Planejamento, a União e a Prefeitura de Teresina. Nós esperamos que esse processo possa avançar para cumprir essa fase até o final deste ano, para que possamos levar à Presidência da República e ao Senado no início do próximo ano para que esse empréstimo possa ficar disponível no primeiro semestre de 2018”, explica Firmino.

Entre as obras e ações que estão previstas para receber os recursos, está a construção de 6,8km da Via Marginal Rio Poti Sul; a construção de 22km de ciclovias para integração com outros 42km e elaboração do Projeto Executivo do Sistema de Ciclovias da cidade, com extensão de 200km; obras de acessibilidade e readequação das calçadas do centro, com extensão de 56km.

Os recursos também serão usados na requalificação da Vila da Paz, incluindo obra de drenagem e urbanização do Parque Linear e construção de equipamentos esportivos, infraestrutura urbana e paisagística; aumento da cobertura vegetal na cidade, com distribuição de 100 mil mudas de plantas; além do Programa de Modernização da Administração e da Gestão Tributária de Teresina (PMAT). Todas as intervenções fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado Teresina Sustentável.

Facebook
Veja também