Viagora

Prefeitura decreta estado de calamidade em Teresina por alagamentos

A medida é motivada por alagamentos ocorridos na Capital.

Em função dos alagamentos ocorridos na cidade, o prefeito Firmino Filho anunciou na manhã de hoje (12) que irá decretar estado de calamidade em Teresina. Até o momento, 250 famílias estão desabrigadas em decorrência das fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas.

Somente no início de abril, a Defesa Civil Municipal de Teresina atendeu 59 pessoas em situação de risco. O órgão também realiza o monitoramento dos rios Poti e Parnaíba e de 56 áreas de riscos.

Os bairros que apresentam maior índices de chamadas são Residencial Dilma Rousseff, Parque Wall Ferraz, Santa Maria da Codipi, Nova Teresina e Vila Apolônia, na zona Norte; Parte do Anita Ferraz, Pedra Mole, Cidade Jardim e uma parte do Soinho, na zona Leste; Vila Washington Feitosa e Vila Andaraí, na zona Sudeste; e Parque Vitória, Vila Irmã Dulce e uma parte do bairro Santo Antônio, na zona Sul.

  • Foto: Rômulo PiauilinoFirmino visitou pontos de alagamento da cidadeFirmino visitou pontos de alagamento da cidade

“Além desses bairros, monitoramos o Recanto das Palmeiras e bairro São João, quando há ocorrência das chuvas, no que diz respeito ao volume de água que desce pelo sistema de bueiros, por conta do rompimento de parte da BR. Monitoramos o Poti, que recebe água do Ceará, pois sempre que aumentam as chuvas lá, o volume aumenta aqui. Já o Parnaíba recebe o volume da barragem de Boa Esperança, que avisa quando liberará maior vazão de água”, explica Sebastião Domingos, membro da Defesa Civil.

Para tratar a respeito do assunto, Firmino Filho se reuniu com o secretário nacional de Defesa Civil, Newton Ramlow. Na ocasião, o Ministério da Integração Nacional se dispôs a ajudar os desabrigados com kits humanitários.

As necessidades da cidade de Teresina, durante este período chuvoso, serão protocoladas junto ao Ministério. O coordenador do escritório da Prefeitura em Brasília, Érick Amorim, afirmou que o documento será encaminhado nos próximos dias.

Facebook
Veja também