Viagora

Presidente do STJ Humberto Martins recebe título de cidadão piauiense

O autor do projeto que concede o título de Cidadania, Henrique Pires, ressaltou a importância da atuação do presidente do STJ e de sua trajetória como advogado, escritor e professor.

Nesta sexta-feira (03), o presidente do Superior Tribunal da Justiça, o ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, recebeu o título de cidadania piauiense, projeto de autoria do deputado Henrique Pires (MDB), durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

No evento estiveram presentes o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, o prefeito de Teresina Dr. Pessoa, além de representantes da OAB nacional e o presidente da OAB-PI, Celso Barros.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraSolenidade na AssembleiaSolenidade na Assembleia

O autor do projeto que concede o título de Cidadania, Henrique Pires, ressaltou a importância da atuação do presidente do STJ e de sua trajetória como advogado, escritor, professor, entre outras atribuições.

"A história do ministro Humberto Martins é importante como advogado, promotor, professor, escritor, ambientalista, o Piauí poderá observar o quanto as suas ações em âmbito nacional já colaboraram com o nosso estado", afirma o deputado.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraMinistro do STJ Humberto MartinsPresidente do STJ Humberto Martins

Durante a solenidade Henrique Pires também destacou as problemáticas de âmbito nacional e regional abordadas nas obras publicadas por Humberto Martins, como a carga tributária, a seca, e a Caatinga.

“Podemos observar através de suas publicações as preocupações de Humberto Martins, com relação ao marco regulatório do saneamento, em 2005 falando sobre a questão energetica e hoje nós estamos na pior seca em 90 anos. O ministro critica também a alta dos impostos, a carga tributaria brasileira, ressalta que ela esta insuportável, além de escrever sobre a Caatinga, assuntos que são intrínsecos ao Piauí”, declara em discurso.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraDeputado Henrique  PiresDeputado Henrique Pires

O ministro homenageado utilizou palavras positivas ao falar sobre o contexto pandêmico que afeta o mundo, além de agradecer o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí,Themístocles Filho, e o autor da proposta pela honraria recebida.

“Amigos e amigas do meu querido estado do Piauí, nós vivemos um tempo de esperança e devemos acabar com essa angustia, porque a pandemia vai acabar. A calmaria está chegando porque deus está no comando, está com o Piauí e nosso povo. Aos ilustres deputados, o presidente da Alepi, Themístocles Filho e o autor da proposta, Henrique Pires, meu obrigado pelo título de cidadania piauiense. Recebo tomado de alegria e do sentimento de responsabilidade, baseado nas virtudes do verdadeiro homem que acredita na prudência e sabedoria", diz Humberto Martins.

O desembargador Sebastião Martins esteve na solenidade representando o Tribunal de Justiça do Piauí e em sua fala afirmou estar se sentindo prestigiado também.

“Como disse falo em nome do Tribunal de Justiça do Piauí para agradecer também a homenagem prestada ao ministro Humberto Martins, quando um membro do poder judiciário é homenageado, todos nós somos homenageados também. Estamos muito felizes com essa justa homenagem, com esse grande magistrado Humberto Martins, um homem preparado tecnicamente, homem culto", finaliza.

Facebook
Veja também