Polícia

PRF autua 4 pessoas com comprimidos de rebite na BR 316 no Piauí

As autuações aconteceram nas últimas 24 horas, nos municípios de Picos e Valença do Piauí. Durante a ação, foram apreendidos 76 comprimidos de rebite.
20/09/2020 10h15 - atualizado

Nas últimas 24 horas, a Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) autuou quatro pessoas por porte de drogas para consumo. Um condutor de um veículo de passeio e três caminhoneiros foram flagrados nessa situação na BR 316, nos municípios de Valença do Piauí e Picos.

No primeiro caso, na manhã de ontem (19), um homem de 56 anos que conduzia o veículo GM/ASTRA HB 4P portava nove unidades de comprimidos do medicamento Nobésio Extra Forte escondidos sob suas roupas. O condutor informou que havia adquirido o medicamento em um posto de combustível no município de Mãe do Rio (PA), porém não informou de quem recebeu.

No segundo caso, na tarde de ontem (19), um homem de 38 anos que conduzia o veículo de carga SCANIA/ R 124 GA4X2NZ portava 15 unidades de comprimidos do medicamento na cabine da carreta. O condutor informou que havia adquirido a droga em um posto de combustível no município de Mirandiba (PE) por R$ 30,00, não tendo informado de quem recebeu.

  • Foto: Divulgação/PRFA PRF autuou quatro pessoas por porte do medicamento Nobésio Extra Forte, conhecido como rebite.A PRF autuou quatro pessoas por porte do medicamento Nobésio Extra Forte, conhecido como rebite.

No terceiro caso, ocorrido na noite de ontem (19), um homem de 30 anos que conduzia o veículo de carga VW/24.250 CNC 6X2 portava 40 unidades de Nobésio Extra Forte na cabine da carreta. O condutor informou que havia adquirido o medicamento em um posto de combustível na cidade de Petrolina (PE) por R$ 75,00.

No quarto caso, ocorrido já na madrugada de hoje (20), um homem de 27 anos que conduzia o veículo de carga M. BENZ/L 1620 portava 12 unidades de Nobésio Extra Forte na cabine da carreta. Os policiais abordaram o veículo, devido o motorista estar conduzindo o veículo em forma de ziguezague. O condutor, que apresentava sinais do uso de “rebites” informou que havia adquirido o medicamento em um restaurante em São Paulo (SP).

Esse medicamento é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e o condutor poder dirigir por longas distâncias.

Diante dos fatos, para todos os condutores foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06, por porte de droga para consumo. A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal nas comarcas dos seus respectivos municípios para os procedimentos necessários. Os condutores se comprometeram a se fazer presente em audiência judicial referente à prática delituosa. O condutor flagrado sob o efeito da droga teve que permanecer com o seu veículo até que se cessassem os efeitos do medicamento.

A PRF já apreendeu 1.567 unidades de anfetaminas nas rodovias federais piauienses em 2020. Essa quantidade já é 33% superior a toda a quantidade apreendida em 2019.

Mais na Web