Geral

Receita libera consulta a lote residual do IRPF de novembro

Conforme a receita, o crédito bancário no valor de R$ 450 milhões será destinado a 260.412 contribuintes e deve ser realizado nesta próxima terça-feira (30).
23/11/2021 18h20

O lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de novembro de 2021 já está disponível para consulta. O lote também apresenta restituições residuais de exercícios anteriores.

Conforme a receita, o crédito bancário no valor de R$ 450 milhões será destinado a 260.412 contribuintes e deve ser realizado nesta próxima terça-feira (30).

O lote contém contribuintes com prioridade legal como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, ou ainda aquelas pessoas que tem como fonte de renda o magistério. Outros 199.668 contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o último dia 9, também estão incluídos no lote.

Para consultar a restituição e saber se está disponível basta o contribuinte acessar a página da Receita por meio da internet e selecionar a opção Meu Imposto de Renda e logo após em Consultar a Restituição.

Na página o contribuinte pode consultar também orientações e acessar os canais de prestação de serviço, que promove consulta simplificada ou completa da situação da declaração, através do extrato de processamento disponível no e-CAC.

Ainda segundo a receita, o contribuinte poderá retificar alguma pendência na declaração se for identificada e corrigir informações que estejam erradas.

O aplicativo disponível para tablets e smartphones também pode ser acessado pelos contribuintes para consultar informações referentes a restituições do IRPF e a situação do cadastro de inscrição no CPF, diretamente nas bases da Receita Federal.

A Receita Federal informa que o pagamento da restituição ocorre diretamente na conta bancária que consta na Declaração de Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado, devido uma conta desativada ou ainda por outros motivos, os valores permanecerão disponíveis para resgate pelo período de um ano no Banco do Brasil.

Se houver essa possibilidade o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores através do Portal BBou ainda por meio da Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Com informações da Agência Brasil

Mais na Web