Viagora

Reitor Luiz Júnior envia nota de esclarecimento sobre construção de uma pista de atletismo na UFPI

Segundo a nota, já foi solicitado junto à Prefeitura Universitária um projeto mais abrangente.

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, esclareceu através de nota que não é contra a construção de uma pista de atletismo na Instituição de Ensino segundo matéria divulgada na imprensa.

Segundo a nota, já foi solicitado junto à Prefeitura Universitária um projeto mais abrangente que prevê as condições necessárias à prática de diversos esportes, incluindo atletismo, canoagem e natação.

Imagem: Brunno SuênioReitor Luiz Júnior(Imagem:Brunno Suênio)Reitor Luiz Júnior

Veja nota na íntegra:

Em esclarecimento às informações publicadas na imprensa local e em redes sociais, emitidas pela Deputada Federal Iracema Portela, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, informa que não se posiciona contra a construção de uma pista de atletismo na Instituição, mas que a atual gestão solicitou, junto à Prefeitura Universitária (PREUNI), um projeto mais abrangente que prevê as condições necessárias à prática de diversos esportes, incluindo atletismo, canoagem e natação.

A ideia, ainda entre 2006 e 2007, foi encampada pelo então Deputado Federal Ciro Nogueira, que, juntamente com o Reitor da UFPI, realizou viagens a Brasília na tentativa de obtenção de recursos no Ministério dos Esportes para a concretização do projeto, o que não ocorreu ainda.

A elaboração do referido projeto ficou a cargo do arquiteto João Alberto Monteiro, pertencente aos quadros da UFPI, hoje Secretário Municipal de Planejamento. Como conseqüência das atribuições do arquiteto no governo municipal, o projeto não foi ainda apresentado em sua versão definitiva.

Recentemente ocorreu uma reunião com representante da UFPI (Chefe do Setor de Esportes Professor Raul Feitosa) e da prefeitura de Teresina (Secretário de Esportes Roberto Veloso), na qual o Secretário discutiu acerca da implantação da pista de atletismo na Instituição. O Reitor relatou ao representante municipal a intenção de concretização de um projeto mais amplo, entretanto, em nenhum momento, se colocou contrário à pista de atletismo.

A Administração Superior da UFPI aguarda a versão final do projeto, o que propiciará que outras etapas para a consecução do mesmo possam ter seguimento. “Em as verbas autorizadas pelo Ministério dos Esportes não sendo suficientes para a construção de todo o complexo esportivo, far-se-á a pista de atletismo, mas o nosso anseio é viabilizar uma proposta grandiosa, com respeito aos aspectos arquitetônicos considerados no projeto. Uma oportunidade inquestionável de estimular a prática esportiva no Piauí e entregar à sociedade mais um sonho concretizado.”, ressalta o Reitor Luiz Júnior.

Desta maneira, o Reitor da UFPI nega qualquer informação que contrarie sua intenção de estimular as atividades esportivas no Estado e que deponha contra suas visíveis ações no sentido de ampliar a infra-estrutura da Instituição, por meio da construção e recuperação de diferentes espaços nos campi da Instituição.

A atual gestão, oportunamente, reafirma sua condição de parceira dos parlamentares que representaram e representam o Estado, contribuindo para que a UFPI continue a ser referência nas áreas de ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação na região.
EXPANSÃO - Em estímulo à prática esportiva em outros municípios do Estado, a atual gestão já recebeu da Prefeitura Universitária projetos de espaços poliesportivos para os campi de Picos, Floriano e Bom Jesus e está buscando recursos para tais obras.

Somente na atual gestão, foram entregues à comunidade universitária mais de 120 mil metros quadrados de obras construídas, 216 mil metros de áreas reformadas e 377 mil metros quadrados de áreas urbanizadas.

O Reitor Luiz Júnior encontra-se em Brasília participando de reunião na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e acompanhando projetos de interesse da Universidade Federal do Piauí.

Atenciosamente,

Coordenadoria de Comunicação Social da UFPI

Facebook
Veja também