Viagora

Secretaria de Saúde retoma cirurgias e consultas eletivas no Piauí

Inicialmente, apenas 30% da capacidade de cirurgias será atendida e 50% de consultas e exames.

A partir dessa quarta-feira (9) está autorizada a retomada de cirurgias e consultas eletivas nos estabelecimentos públicos e privados no âmbito do SUS no Piauí. A decisão foi tomada pelo Comitê de Operações Espaciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Inicialmente, apenas 30% da capacidade de cirurgias será atendida e 50% de consultas e exames. De acordo com a diminuição dos casos da Covid-19, o crescimento da capacidade irá aumentar, tendo um crescimento gradativo a cada 15 dias.

As unidades de saúde têm obrigação de cumprir as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, e os atendimentos só deverão ser feitos mediante agendamento, seguindo fila de espera da regulação.

“Vamos começar com 50% para consultas e exames e 30% da capacidade de cirurgias podendo ser ampliadas de 15 em 15 dias, para 50%, 75% e 100%. O atendimento segue a fila de espera, com aqueles que já estavam com as consultas, exames e cirurgias agendas, desde a paralisação”, explica o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

O protocolo para as consultas eletivas é que o paciente chegue com 15 minutos de antecedência e deixe o local logo após sair do atendimento.

“Pedimos à população cautela nesta retomada, evitando levar acompanhantes para as consultas e só utilizando dos mesmos em casos necessários como crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e pacientes com baixa capacidade de locomoção”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Também foi determinado pela portaria assinada pelo secretário, a proibição de visitas durante o período de internação e recuperação, restringindo o contato apenas às pessoas estritamente necessárias.

Facebook
Veja também