Viagora

Secretária Sádia Castro anuncia força tarefa para retirar aguapés

A partir da visita será feito um levantamento atualizado da real situação dos aguapés no rio da capital.

Com objetivo de verificar de perto o problema dos aguapés no rio Poti, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, realizou uma visita técnica ao local nesta terça-feira (12).

Também participaram da visita o gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA), Rubens Luna; o gerente de fiscalização, Renato Nogueira e o diretor de Gestão Hídrica, Marcelo Silva.

De acordo com a secretária, o trecho mais afetado fica entre a Floresta Fóssil e a ponte da Primavera, ela conta que a partir da visita será feito um levantamento atualizado da real situação. “O último registro de planejamento de ações que temos é de 2017. Nossa ideia é atualizar dados e informações para a partir disso traçar uma estratégia em conjunto com outros órgãos de meio ambiente. De imediato, planejaremos uma força tarefa para aliviar o rio nas áreas mais críticas”, explica a secretária Sádia Castro.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em visita técnica ao rio Poti.Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, em visita técnica ao rio Poti.

Segundo o gerente do CEA, Rubens Luna, os aguapés desempenham um papel importante nos ambientes aquáticos, mas em grandes quantidades podem ser maléficos, impedindo a entrada de luz no rio e dificulta a oxigenação da água. “Eles servem como filtro natural, devido à sua capacidade de absorver poluentes”, explica gerente do CEA.

O problema dos aguapés também será discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa (Alepi). A discursão é uma proposta da deputada Teresa Britto (PV). A retirada dos aguapés é apenas uma medida paliativa para amenizar o problema.

Facebook
Veja também