Viagora

Sejus avalia anulação do concurso para agente penitenciário

A recomendação foi feita pelo Ministério Público do Piauí no dia 10 de abril.

Nessa segunda-feira (17), O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio da promotora de Justiça Leila Diniz, titular da 35ª promotoria de Justiça de Teresina, recebeu os candidatos ao concurso de agente penitenciário, após emitir recomendação à Secretaria Estadual de Justiça (SEJUS) para anulação do certame realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no dia 10 de abril.

Os argumentos apresentados pela promotora são as falhas na correção da prova de informática, também a divulgação de gabarito similar a outro concurso bastante questionado, o que provoca dúvidas por parte dos candidatos, além de dos problemas de fraudes ocorridas na primeira fase deste e outros concursos realizados no Piauí através do NUCEPE.

No encontro os reclamantes foram representados pela comissão de classificados do concurso. Rinaldo Carvalho, iniciou a audiência afirmando que a comissão não pretende a anulação do concurso, e nem de nenhum privilégio, o interesse é somente no andamento do referido certame. Uma das integrantes da comissão relatou que na última prova fez a mesma pontuação da prova anterior, e que a NUCEPE não teria capacidade para realizar a segunda prova devido a fraude ocorrida na realização da primeira. Ela acrescentou que alguns classificados estão sendo apontados, injustamente, como suspeitos de fraudar o concurso.

  • Foto: Facebook/ Daniel OliveiraDaniel OliveiraDaniel Oliveira

Passada a palavra a outro candidato, este afirmou que o NUCEPE não deixou a desejar na fiscalização da prova reaplicada e que os prejuízos de um novo concurso seriam incalculáveis. O MP-PI declarou que vai continuar acompanhando o cumprimento de todas as recomendações feitas à SEJUS.

Em nota a SEJUS disse que a recomendação está sendo avaliada.  “A Secretaria de Justiça do Piauí encaminhou a recomendação feita pelo Ministério Público do Estado, acerca do concurso público para agentes penitenciário, para a análise da Procuradoria Geral do Estado e se pronunciará sobre o assunto apenas após parecer da Procuradoria.”.

Facebook
Veja também