Viagora

Sema alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem

O preconceito e a resistência masculina em procurar ajuda médica retardam o diagnóstico e agravam os sintomas da doença.

Em alusão à Campanha Novembro Azul, o Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Nuderh) da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) preparou uma recepção especial para os servidores nesta quinta-feira (14). Novembro Azul é um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com brindes e folders informativos, a equipe do Nuderh chamou a atenção de quem chegava à Secretaria. “Estamos promovendo essa conscientização que a cada ano se amplia. Antigamente, o Novembro Azul falava apenas da prevenção do câncer de próstata. Hoje já ampliou para a saúde integral do homem, inclusive este ano o foco também está no diabetes”, explica João Henrique, psicólogo do Nuderh.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. O preconceito e a resistência masculina em procurar ajuda médica retardam o diagnóstico e agravam os sintomas da doença.

Facebook
Veja também