Viagora

STF determina votação aberta sobre afastamento de Aécio Neves

A decisão liminar foi concedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes

Foi determinado hoje (17), que a votação sobre o afastamento de Aécio Neves seja aberta e nominal pelo plenário do Senado. A medida foi tomada por Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme a Agência Brasil, Moraes decidiu a favor dos argumentos do senador Randolphe Rodrigues (Rede-AP), entrou com um mandado de segurança no Supremo para garantir a votação aberta. O motivo da ação da possibilidade do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a realizar uma votação secreta.

  • Foto: Facebook/Ministro Alexandre de MoraisMinistro Alexandre de MoraisMinistro Alexandre de Morais detremina que votação sobre afastamento de Aécio Neves seja aberta.

O parlamentar argumentou que uma alteração no artigo 53 da Constituição em uma emenda em 2001 decidiu expressamente o formato aberto em votações sobre afastamento de parlamentar.

Aécio Neves foi afastado do mandato em decorrência de uma denúncia de corrupção passiva em uma investigação, que apura uma gravação onde o senador pede ao empresário Joesley Batista R$ 2 milhões. O tucano alega que o valor correspondia a um empréstimo pessoal.

Facebook
Veja também