Viagora

Teatro e blitz educativa marcam encerramento da Semana de Trânsito

Os dados recentes mostram que cerca de 40 mil pessoas morrem, a cada ano, nas ruas e estradas do país.

As apresentações teatrais de crianças e jovens marcaram o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, que este ano teve como público-alvo pessoas entre 18 e 25 anos, considerado o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. O encerramento foi realizado na noite dessa terça-feira (25), no complexo da Ponte Estaiada e contou com a participação de estudantes das escolas Liceu Piauiense, Unidade Escolar Pequena Rubin e Faculdade Santo Agostinho, além de representantes do Sistema Nacional de Trânsito e parceiros do evento.

A solenidade teve ainda a presença do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, que realizou o encerramento da campanha a nível nacional em Teresina. Durante o evento, o diretor destacou que, em breve, o Governo Federal deve iniciar uma grande campanha nacional com o intuito de reduzir, em dez anos, o número de óbitos por acidente de trânsito pela metade em todo o País. Os dados recentes mostram que cerca de 40 mil pessoas morrem, a cada ano, nas ruas e estradas do país. “Os parceiros do Sistema Nacional de Trânsito e a sociedade civil são os alicerces para essa grande campanha que vai pedir paz no trânsito. Todos têm que fazer sua parte para assim conseguirmos reduzir os óbitos nos acidentes de trânsito”, ressaltou Júlio Arcoverde.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Jose Antonio Vasconcelos, também enfatizou a importância da participação da sociedade nesse trabalho de redução do número de vítimas e de acidentes de trânsito. “Precisamos de mais educação e de solidariedade no trânsito. E são os jovens, que foram o foco desta semana, os principais multiplicadores dessa nova consciência no trânsito. São eles que devem aprender e exercer com mais cidadania as leis de trânsito”, explicou.

Depois da solenidade oficial de encerramento, os parceiros da Semana Nacional de Trânsito realizaram uma blitz educativa com os motoristas que trafegavam pela Avenida Raul Lopes. A blitz contou com a presença de atores do Grupo de Teatro Cajuína fantasiados de morte para conscientizar os motoristas que excesso de velocidade e álcool não devem se misturar com a direção.

De 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito realizou diversas atividades educativas no Centro, Parque Piauí, Mocambinho e Parque Piauí. Além de intensificação de blitzen por toda a capital que ocasionaram em 181 notificações e apreensão de 67 veículos. Os dados são da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran).

A Semana teve como tema Não exceda a velocidade. Preserve a Vida e faz parte da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010. O evento foi uma realização do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola de Trânsito, e dos parceiros do Sistema Nacional de Trânsito (Strans, Sest/Senat, Seduc, Dnit, PRF, Ciptran, BPRE, Unimed, FMS, Sesapi, DNIT, Grupo Matizes, Coordenadoria Estadual da Juventude, Ministério Público do Piauí, TV Clube, AMO-PI, CFCs).

Facebook
Veja também