Piauí

TRE-PI cede urnas eletrônicas para eleição da OAB-PI do dia 24

Os técnicos do TRE-PI promoveram, na manhã desta segunda-feira (19), treinamento com os mesários que atuarão nas eleições.
19/11/2018 16h30 - atualizado

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cedeu urnas eletrônicas para a OAB-PI para realização da eleição de escolha da nova presidência da seccional. O pleito acontecerá em Teresina e nas treze subseções da OAB-PI no estado, no próximo sábado (24), das 09h às 17h.

Os técnicos do TRE-PI promoveram, na manhã desta segunda-feira (19), treinamento com os mesários que atuarão nas eleições.

O advogado Emanuel Lopes, que participará pela primeira vez de uma eleição como mesário, afirmou que o treinamento foi muito bom e que a urna eletrônica é de fácil manuseio.

“Acho que as eleições da OAB só tem a ganhar com o uso de um sistema que já funciona e é bom nas eleições convencionais”. “É uma participação nova pra mim, mas acho que é importante participar e que haja a participação de todas as chapas para fiscalizar o processo. Acho que as eleições vão ocorrer bem”, disse.

De acordo com Wellington Silva, da seção de voto informatizado do TRE-PI, o treinamento foi dividido em duas turmas: a primeira com as pessoas que atuarão nas subseções e outra com os mesários que atuarão em Teresina. Durante o treinamento, os mesários receberam explicações sobre os procedimentos de operacionalização da urna, de contingência caso alguma urna apresente defeito, além do processo de instalação da seção e encerramento da votação.

“O TRE vai prestar o suporte técnico, caso alguma urna apresente algum defeito estaremos à disposição para prestar orientações dos procedimentos de contingência”, garantiu Wellington. Segundo o técnico, o software é igual ao das eleições gerais, mas adaptado para eleições comunitárias. “Compete à OAB e às chapas concorrentes fazer a fiscalização para que os procedimentos sejam de acordo com as regras estabelecidas no edital da OAB”, completou.

Quem precisa votar

Estão aptos a votar os advogados e advogadas regularmente inscritos na OAB-PI, adimplentes com o pagamento das anuidades. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos nos quadros da OAB-PI, sob pena de multa, salvo ausência justificada por escrito até 26 de dezembro de 2018.  Para os advogados do interior do Estado do Piauí, com domicílio eleitoral registrado em uma das 13 Subseções, o voto deve escolher a chapa da seccional, bem como para os cargos da Subseção local.

Serão instalados postos de votação na sede do Conselho Seccional em Teresina, bem como na sede das Subseções da OAB em Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença.

Mais na Web