Viagora

Vacina de HPV para jovens até 26 anos está disponível em Teresina

O Ministério da Saúde decidiu em caráter temporário e a Comissão de Intergestores Tripartite (CIT) aprovou.

A partir desta semana, a vacinação de HPV para homens e mulheres de até 26 anos, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, foi estendida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. A vacinação vai ser por tempo limitado, enquanto durar o estoque, com prazo de validade até setembro de 2017.

O Ministério da Saúde decidiu em caráter temporário e a Comissão de Intergestores Tripartite (CIT) aprovou. Com o fim do estoque, a orientação é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo de 9 a 15 anos. 

As pessoas na faixa etária de 15 a 26 anos devem tomar o esquema vacinal de três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. Quem tomar a primeira dose neste período, excepcionalmente, vai ter as duas doses subsequentes garantidas pelo SUS.

  • Foto: Manuella Brandolff/Palácio PiratiniVacinação de HPV tem público alvo estendido em TeresinaVacinação de HPV tem público alvo estendido em Teresina

"É importante tomar as três doses para que a cobertura da vacina seja eficaz", explicou Amariles Borba, diretora de Vigilância e Saúde da FMS.

A vacina HPV Quadrivalente é eficaz. Atualmente é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.

Já nos homens, a vacina protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, e doenças de difícil tratamento.

Os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos também são público-alvo da vacina. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.

Facebook
Veja também