Viagora

OAB-PI promove ato público contra o feminicídio no Piauí

Na oportunidade, as famílias das vítimas de feminicídio e a sociedade civil debaterão sobre a proteção feminina diante do aumento dos crimes violentos no Piauí.

  • Foto: DivulgaçãoOAB-PI promoverá ato público contra o feminicídio no Piauí.OAB-PI promoverá ato público contra o feminicídio no Piauí.

As Comissões da Mulher Advogada e de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI promovem nesta terça-feira (7) um Ato Público contra o feminicídio a partir das 14h no auditório da instituição. Na oportunidade, as famílias das vítimas de feminicídio e a sociedade civil debaterão sobre a proteção feminina diante do aumento dos crimes violentos no Piauí.

Segundo a lei 13.104/15, os homicídios envolvendo mulheres são considerados feminicídios quando o crime envolve violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher. As motivações do feminicídio mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade do homem sobre a vítima do gênero feminino.

“É preciso que as mulheres se encorajem e que, diante de um relacionamento abusivo, rompam com qualquer ciclo de violência, busquem ajuda e denunciem o agressor”, diz a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão.

Recentemente ocorreu um caso de violência contra mulher em Teresina. Com apenas 21 anos, a estudante Camilla de Abreu foi assassinada com um tiro na cabeça. Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido cometido pelo seu namorado, o capitão da Polícia Militar Allisson Wattson, que confessou o crime. A jovem foi dada como desaparecida pela família e o seu corpo foi encontrado na tarde do dia 31, após o namorado ter informado à polícia onde o corpo havia sido ocultado.

Além da família de Camilla, confirmaram a presença os parentes e amigos da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada no dia 19 de junhoem Teresina, também por feminicídio. O tenente do Exército, José Ricardo Silva Neto, teve um desentendimento com a vítima e efetuou disparos com arma de fogo.

Facebook
Veja também