Viagora

Herbert Silva exonera secretários e comissionados de Ilha Grande

O Decreto nº 43/2017 foi assinado no dia 28 de dezembro deste mês e não expõe a justificativa da decisão.

O prefeito de Ilha Grande-PI, Herbert de Moraes e Silva, exonerou todos os ocupantes de cargos de provimento em comissão da estrutura administrativa municipal e secretários municipais, nomeados por decreto ou portaria. O Decreto nº 43/2017 que determinou as exonerações foi assinado no dia 28 de dezembro deste mês e não expõe a justificativa da decisão.

  • Foto: DivulgaçãoHerbert Moraes e silvaHerbert Moraes e silva

O Decreto nº 43 excluiu das exonerações o cargo de provimento em comissão de Controlador Geral de Ilha Grande. O prefeito revogou todos os atos que nomeiam servidores efetivos para o exercício de funções gratificadas da estrutura administrativa da cidade. A medida passa a valer a partir deste domingo, 31 de dezembro.

Essa decisão de exonerar funcionários também já foi tomada pelo prefeito Fogoió, de Matias Olímpio. Ele exonerou todos os cargos de confiança e/ou comissionados, medida que também passa a valer a partir de amanhã. Fogoió alegou necessidade de conter despesas administrativas e operacionais da prefeitura municipal e da Secretaria de Educação.

Prefeito denunciado ao TCE-PI

Nesse ano, Herbert Silva foi denunciado ao Tribunal de Contas do Piauí por dois vereadores de Ilha Grande. Eles denunciam que alguns cargos públicos estavam sendo ocupados por parentes do prefeito e de políticos aliados, e que muitos recebiam a remuneração sem ao menos comparecer ao trabalho.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com Herbert Silva na manhã deste sábado (30) para comentar sobre as exonerações.  O prefeito justificou que a medida é para contenção de gastos e para adequação da Lei de Responsabilidade Fiscal "devido a essa crise que estamos passando". Ele disse, porém, que as pessoas que perderam cargos podem novamente ocupar as funções a depender da melhora da situação financeira do município.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também