Viagora

Agentes abortam fuga na Penitenciária Feminina de Teresina

O buraco feito pelas detentas foi descoberto na manhã desta segunda-feira (04) por agentes penitenciários.

Agentes da Penitenciária Feminina de Teresina conseguiram abortar uma fuga de detentas alojadas em uma das celas da prisão. Segundo a Secretaria de Justiça a fuga foi impedida nesta segunda-feira (04) por agentes após a gerência da unidade receber informações a respeito da ação das presas.

Jefferson Dias, diretor de assuntos sindicais do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), explicou que a fuga na penitenciária foi arquitetada por duas detentas que se juntaram com outras e fizeram um buraco na parede da cela, dando acesso ao lado de fora.

  • Foto: SimpoljuspiBuraco feito na parede da cela por detentas.Buraco feito na parede da cela por detentas.

As presas foram identificadas como Maysa Silva de Paula, Thaiane Oliveira, Jaciara Pires, Joseane dos Santos Lima, Eliane Oliveira, Aldeide de Sousa e Antônia Elane Gomes, que estavam presas na cela 5 do Pavilhão E da penitenciária.

“O buraco foi descoberto por volta de 6h, no horário do café da manhã. Elas trabalharam a noite toda fazendo esse buraco, mas foram abordadas”, disse o diretor, que ainda falou sobre como é difícil manter a segurança nos presídios também nesta época de festividades, que se aproxima do Natal e passagem de ano.

“Teve tentativa de fuga na semana passada na Casa de Custódia, sábado foi em Floriano e hoje foi na Penitenciária Feminina de Teresina. Quando chega o final do ano os presos querem passar o ano novo, o natal com a família ou assaltando e acabam querendo fugir. Nós já fizemos um pedido a Secretaria de Justiça para reforçar a segurança com policias militares no sistema prisional, pois não temos agentes o suficiente”, relatou Jefferson Dias.

Sobre o fato de hoje, a Sejus esclareceu que a gerência da penitenciária adotará as medidas disciplinares necessárias e que um procedimento administrativo será aberto para investigar o ocorrido.

Facebook
Veja também