Programa Internet para Todos custou R$ 3 bilhões, diz Gilberto Kassab
O projeto vai levar conexão em banda larga mais de 30 mil localidades no Brasil.
Em lançamento do Programa Internet para Todos, que aconteceu ontem (11) em Teresina, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab disse que o projeto custou ao governo federal R$ 3 bilhões. O programa é iniciativa do próprio Ministério que vai levar conexão em banda larga para cerca de 30 mil localidades de todo o país a preços reduzidos, sendo 128 municípios a serem atendidos no Piauí.
- Foto: Vitor Fernandes/Viagora
Gilberto Kassab e Wellington Dias
As conexões de internet serão feitas através do satélite SGDC, que como explica Gilberto Kassab, é de propriedade do governo brasileiro. “Esse satélite tem uma capacidade bastante grande de vida útil de 18 anos. Dessa capacidade, 30% dela já foi disponibilizado para o Ministério da Defesa, aonde o Ministério vai poder monitorar 100% da nossa fronteira”, disse.
Gilberto Kassab fala das parceiras feitas com outros ministérios em relação ao programa. “Fizemos já um convênio para usar parte dessa capacidade (do satélite) com o Ministério da Educação, que vai levar a internet, a banda larga, já no ano de 2018 para mais de sete mil escolas. Com o Ministério da Saúde é semelhante o convênio que estamos construindo. A ideia é já nos próximos meses estarmos construindo um convênio que levará a internet para todos os postos de saúde dos municípios, dos estados e da União em todo o país”.
Os municípios poderão levar a banda larga a todas as localidades que não tenham conectividade através de convênio com o governo federal, através do MCTIC. “A prefeitura vai encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal, que preveja a isenção de ISS para essa operação. Também caberá ao prefeito, encontrar uma área, essa área de responsabilidade da prefeitura para que a antena seja localizada, e caberá ao prefeito ser responsável pela segurança dessa área. A prefeitura também vai pagar a energia para a antena ser operada”, explica o ministro dizendo que as responsabilidades são “muito pequenas”.
O governador Wellington Dias falou de avanços que virão através do programa Internet para Todos e diz que isso é um “ganho extraordinário”. “O projeto nos permite garantir que tanto o setor público quanto o setor privado, a gente possa avançar em diversas áreas. Trabalhar com telemedicina, telesaúde, trabalhar as condições de segurança, com monitoramento. É ganho extraordinário ir na perspectiva da gente poder universalizar banda larga com alta velocidade em todo o estado do Piauí”, afirmou Dias.
A iniciativa federal vai atuar conjuntamente com o programa Piauí Conectado, desenvolvido pelo governo estadual nos centros urbanos de outras 96 cidades. Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios, prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, essa ação conjunta vai “garantir educação e aperfeiçoamento das gestões dos municípios do estado”.
- Foto: Facebook/Gil Carlos
Gil Carlos
O ministro Gilberto Kassab, além de falar das responsabilidades do município que receberá a internet, explicou ainda, do que caberá ao internauta. O usuário vai pagar pelo preço do serviço um valor bem mais baixo do que aquele valor que paga o usuário normal em sua tarifa do celular”, disse o ministro sem ainda explicar o valor exato.
PDT declara apoio à reeleição de Lula em 2026 durante convenção nacional em Brasília
Segundo Evandro, o PDT dá um passo importante no cenário político ao se posicionar de forma antecipada.Joel Rodrigues e Ciro Nogueira intensificam agenda e convidam população para convenção
A convenção será realizada dia 1º de agosto, a partir das 16h, no Clube dos 100, localizado no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina.Não tem condição do PSDB se aliar ao Progressistas no 1º turno, diz Jorge Lopes
O presidente estadual do partido afirma que legenda seguirá independente e defende que a oposição mantenha diferentes projetos para disputar as eleições de 2026Anyara Santos aparece entre as 5 pré-candidatas mais citadas para deputada estadual
A candidatura de Anyara Santos será oficializada na Convenção do MDB que acontecerá no próximo sábado (25).MP investiga contrato da prefeita de Santa Cruz do Piauí para aquisição de pneus
A prefeitura informou que foi notificada para uma audiência e reafirma seu compromisso com a legalidade e transparência










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir