Viagora

OST abre programação de aniversário de 9 anos do Palácio da Música

A Orquestra Sinfônica de Teresina também comemora a aquisição de um piano de cauda curta.

A Orquestra Sinfônica de Teresina abrirá, na próxima quarta-feira (21), a programação do aniversário de nove anos do Palácio da Música. Além disso, comemora a aquisição de um piano de cauda curta, instrumento que se incorpora aos concertos da OST a partir de agora. 

  • Foto: AscomA Orquestra Sinfônica de Teresina também comemora a chegada de um novo instrumento.A Orquestra Sinfônica de Teresina também comemora a chegada de um novo instrumento.


Especialmente, este concerto terá a participação dos solistas Jânderson Alencar ao piano, David Danilin ao violino e Pedro Queiroz no violoncelo. A apresentação terá início às 19h30, com entrada gratuita. Na quinta-feira (22), a programação do aniversário do Palácio da Música continua com outras atrações, no mesmo horário. 


O piano é um dos instrumentos com mais peças escritas para ele, sendo versátil, usado em diversos estilos musicais, amplamente utilizado na música ocidental, no jazz, samba, bossa nova, para a performance solo e para acompanhamento, característica que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.

Os concertos que casam piano à orquestra são comuns desde a era barroca, com vários exemplos escritos por J. S. Bach e seus contemporâneos. Já o formato tradicional começou a surgir a partir da forma sonata, durante o período do classicismo, atingindo seu auge no período romântico. Uma das características dos concertos desses períodos é a existência de uma parte da obra em que a orquestra para de tocar deixando evidenciar o solista, sem pulsação regular, para que ele discorra musicalmente sobre temas apresentados anteriormente. Em algumas ocasiões, o solista executa o que foi escrito, enquanto em outras, o solista tem a liberdade do improviso.


O Palácio da Música é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro.

Facebook
Veja também