Viagora

Hospital de Floriano usa música e dança para facilitar parto

A dança melhora as condições físicas da mulher, facilita a dilatação e a expulsão do bebê.

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, passou a adotar uma nova forma de acelerar o parto de gestantes. Os médicos do hospital, estão incentivando as mães que entram em trabalho de parto a dançar, para melhorar as condições físicas da mulher e facilitar as dilatações.

  • Foto: Street ViewHospital Regional Tibério NunesHospital Regional Tibério Nunes

A mãe Shanaya Pereira, de 18 anos, passou pela experiência na noite de domingo (11) e na madrugada de segunda-feira (12) após dar entrada no hospital para dar a luz ao filho Edward Lourenzo. De acordo com o pai da criança, Edmundo Almeida, a experiência foi boa, e fez Shanaya esquecer das contrações por um tempo.

“Foi tudo rápido, seguro pra gente e pro bebê. Eu nunca imaginei e nem ela que seria assim. Mulheres dançando para acelerar o parto, é algo novo e é bom. A gente pensava que (o parto) fosse como antigamente”, relatou o pai.

Luíza Eugênia Mendes, enfermeira obstetra e coordenadora do Centro de Parto Normal (CPN) do hospital, explica que a dança ajuda no encaixe do bebê, melhorar as condições físicas da mãe, e as dilatações, facilitando na expulsão do bebê.

Desde a abertura do CPN em julho de 2017, o hospital já realizou 320 partos humanizados com ajuda de profissionais, que incentivam as gestante a fazerem o uso de bolas, camas PPP (pré e pós-parto), banheiras e outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fiz, cavalinho e arco de suporte.

Facebook
Veja também