Viagora

Prefeitura cobra do DNIT que obras na BR-343 sigam lei municipal

O trecho da rodovia que desmoronou passa por riacho afluente do rio Poti.

Após o rompimento do trecho da br-343 no Recanto das Palmeiras, o prefeito Firmino Filho cobra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que as obras da recuperação da via se adequem a nova Lei de Drenagem, em vigor há três anos na Capital.

  • Foto: Josefa Geovana / ViagoraPrefeito de Teresina, Firmino FilhoPrefeito de Teresina, Firmino Filho

"É importante que essa obra, mesmo que ela tenha sido aprovada anteriormente, que possa se adequar à nova legislação, com um estudo melhor sobre o que está acontecendo ao longo de toda a bacia”, afima o gestor. Segundo ele, a nova legislação é mais rigorosa em relação aos estudos das bacias para as novas construções.

O DNIT é o responsável pelas obras de recuperação do local porque o rompimento ocorreu em uma rodovia federal.  O trecho corresponde a área do riacho Mandacaru, principal afluente da margem direita do Rio Poti. O riacho ainda se estende pelas avenidas Mirtes Melão, Joaquim Nelson e condomínio Mirante do Lago, às margens da BR 343, local em que acontecem constantes problemas de alagamentos.

  • Foto: Divulgação/PRFVeículos caíram em cratera formada na BR-343Veículos caíram em cratera formada na BR-343

"Cada vez que a gente expande a cidade, você mexe no regime das águas. Mil litros de água pesam uma tonelada, por isso provoca os estragos grandes como esse que estamos vendo", pontua o prefeito.

Além do acidente, a água invadiu residências na região do Recanto das Palmeiras, onde cerca de 30 famílias foram afetadas. Alguns moradores do bairro São João também foram atingidos.

Facebook
Veja também