Viagora

Abastecimento no Piauí será normalizado em até dez dias

O Governo Estadual criou um plano de ação para resolver o desabastecimento no Estado.

O Governador Wellington Dias confirmou, nesta terça-feira (29), que o abastecimento no Estado está previsto para ser normalizado em até dez dias. O anuncio foi feito em uma reunião realizada com os gestores estaduais no Palácio de Karnak, em Teresina, para criar um plano de ações visando conter os efeitos da greve dos caminhoneiros.

Na Capital, foi iniciada a desocupação do terminal de petróleo ainda ontem (28) e os caminhões puderam seguir destino para abastecer postos, hospitais e escolas. “Agora temos que trabalhar para que as cidades sejam abastecidas o mais rápido possível, principalmente os hospitais e escolas. Mais de 200 carretas saíram rumo a todas as regiões do estado”, destacou Wellington Dias.

  • Foto: Marcos Cunha/VIAGORAGovernador Wellington Dias (PT)Governador Wellington Dias (PT)

A crise de abastecimento dificultou o deslocamento de alunos e pacientes no Piauí. Porém, o Estado foi um dos poucos que não teve restrições nos serviços de saúde, pois havia medicamento e insumos estocados para abastecer as unidades de 7 a 15 dias.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) instituiu, ainda ontem (28), através do ato Nº 1, o Gabinete de Acompanhamento de Crise, para gerenciar os efeitos do desabastecimento, especialmente de combustíveis, além de assegurar a atuação dos membros da instituição. Criado em caráter excepcional, a unidade é vinculada à Defensoria Pública Geral.

O gabinete vai acompanhar, monitorar e identificar atos ilícitos civis ou penais, de atribuição estadual, que afetem os serviços públicos e de utilidade pública, notadamente nas áreas de saúde, educação, consumidor e segurança pública.

 Os diretores das Defensorias Regionais e Itinerante irão definir o método de funcionamento nos dias 29 e 30 de maio. Podendo esses optarem por jornada diferenciada ou ininterrupta. As atividades no Gabinete da Defensoria Pública Geral serão determinadas pela defensora pública geral. O ato já está em vigor.

Facebook
Veja também