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Moradora acusa Águas de Teresina de cobrar por água não tratada

A empresa é acusada de cobrar por água de um poço tubular do Condomínio Wall Ferraz, localizado no bairro Pedra Miúda na zona Sul de Teresina.

Uma moradora, de identidade não revelada, do Condomínio Wall Ferraz, localizado no bairro Pedra Miúda na zona Sul de Teresina, acusou a Águas de Teresina de cobrar por abastecimento de água não tratada.

O condomínio é abastecido por um poço tubular instalado pela construtora responsável pelas unidades habitacionais. De acordo com a moradora, nenhum habitante da região pagava água. Porém, após a chegada da concessionária, o serviço começou a ser cobrado.

  • Foto: IlustrativaAbastecimento de águaAbastecimento de água

“Algum tempo atrás, quando a Águas de Teresina chegou aqui, eles fizeram um cadastro dos moradores. Depois, eles colocaram contadores em nossas casas. Mas a gente reivindicou que não tinha como cobrar por uma água que não era tratada. Eles [Águas de Teresina] falaram que a água não é tratada, mas o poço pertence à empresa”, relata.

A concessionária teria informado aos moradores que seria cobrada uma taxa de R$ 35, mas algumas pessoas estão pagando taxas de até R$ 60. Os habitantes do Wall Ferraz alegam ter que comprar água para consumo próprio.

“Mesmo se a gente colocar a água no filtro, ela fica com pedaços de sal. De vez em quando temos que tirar as torneiras para limpar, porque elas ficam entupidas”, explica a moradora, citando que a qualidade da água afeta inclusive eletrodomésticos, como máquina de lavar roupa.

A moradora também diz que os habitantes do Conjunto não pretendem deixar de pagar pelo serviço, mas querem pagar por uma água potável. “Tem morador leigo que preocupado, porque não deixou colocar o contador e eles disseram que vão tirar a instalação toda do condomínio.

Outro lado

Em nota, a Águas de Teresina informou que o abastecimento de água na cidade “passa por processos com rigorosos padrões de qualidade, buscando atender o que estabelece o Ministério da Saúde”.

No condomínio a empresa monitora, mensalmente, os poços e pontos de controle de pressão (PCP), com o objetivo de garantir a qualidade da água distribuída. As informações são divulgadas todo mês. A concessionária também disponibiliza o Relatório Anual de Qualidade da Água 2017, que apresenta o controle de qualidade.

“Todas as demandas relativas à qualidade da água são mapeadas junto aos canais de atendimento e, nesses casos, a empresa encaminha técnicos às residências para a devida análise e vistoria da água”, esclarece a empresa, reforçando a necessidade contato dos clientes.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Águas de Teresina informa que toda água distribuída na cidade passa por processos com rigorosos padrões de qualidade, buscando atender o que estabelece o Ministério da Saúde. No local informado, a empresa realiza o monitoramento mensal dos poços e pontos de controle de pressão (PCP), com o objetivo de garantir a qualidade da água distribuída.

As amostras coletadas e analisadas atendem aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, informações essas divulgadas mensalmente nas faturas de água e esgoto. A concessionária fez ainda a entrega do Relatório Anual de Qualidade da Água 2017, no qual apresenta o resultado das análises de controle de qualidade.

Todas as demandas relativas à qualidade da água são mapeadas junto aos canais de atendimento e, nesses casos, a empresa encaminha técnicos às residências para a devida análise e vistoria da água.

A empresa reforça a importância de os consumidores comunicarem essas situações para que os encaminhamentos necessários sejam dados. Gratuitamente a empresa atende pelo 0800 223 2000. Também está disponível o 115 e Whatsapp (98124-3199).

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