Viagora

Servidores do Hospital Universitário da UFPI entram em greve

Apenas 30% dos serviços essenciais e 70% do setor da UTI estarão funcionando durante a greve.

Os servidores do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), decidiram deflagrar greve a partir desta terça-feira (05), por tempo indeterminado. A categoria informou que todos os hospitais sob comando da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) também devem suspender os serviços a partir desta terça.

  • Foto: Facebook / HU UFPIHospital UniversitárioHospital Universitário

Com a greve, apenas 30% dos serviços essenciais e 70% do setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devem operar no hospital, que atualmente conta com um quadro de 1.400 funcionários. O ambulatório do HU ficará totalmente fechado a partir de amanhã.

A categoria afirmou que a paralização será realizada devido a Ebserh não entrar em acordo com as reivindicações apresentadas pelos servidores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Piauí (Sinsep-PI), a empresa apresentou propostas que tiravam alguns direitos que os trabalhadores já haviam conseguido.

“As negociações começaram bem até chegar na cláusula financeira. Nesse momento a empresa fez uma proposta em que retirava direitos que a gente já tinha conquistado e foi daí que foi decidido pela greve, pois as negociações pararam. A empresa veio com o discurso de retirar direitos, como o direito ao retroativo de salário, do reajuste do salário, do ano passado, que ainda não tivemos”, relatou Miguel Viana, enfermeiro e diretor sindical do Sinsep-PI.

Os servidores pedem por melhores condições de trabalho; ampliação do funcionamento do ambulatório aos sábados para melhor atender a população; concurso público para o HU-UFPI; abertura da mesa de negociação local; e pela desvinculação das negociações de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2018 do ACT de 2017.

Facebook
Veja também