Viagora

Médicos denunciam ao MP péssimas condições de trabalho no HUT

O MP deu o prazo de 30 dias para que Sílvio Mendes e Gilberto Albuquerque comprovem documentalmente as melhorias.

O Ministério Público do Piauí fez uma recomendação ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e deu o prazo de 30 dias para que o local se adeque para melhorar as condições de trabalho dos médicos. A recomendação n° 010/2018 foi assinada no dia 16 de julho, pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes.

  • Foto: Lucas DiasSilvio Mendes e Gilberto AlbuquerqueSilvio Mendes e Gilberto Albuquerque

Segundo a denúncia feita pelo Sindicato do Médicos do Piauí (SIMEPI), no hospital se encontram diversas situações que prejudicam o trabalho dos médicos alocados no HUT. O MP deu o prazo de 30 dias para que o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes e ao diretor-geral do HUT, Antônio Gilberto Albuquerque Brito, comprovem documentalmente que as melhorias foram efetuadas.

Entre as acusações estão: a melhoria no ambiente destinado ao repouso médico, com a retira de infiltrações, realização de pintura fornecimento de roupa de cama, troca do ar condicionado e das lâmpadas queimadas, Adequação das escalas dos profissionais de ortopedia, com a identificação dos médicos e horário de trabalho; Observância na aquisição correta de prótese e órtese, com encaminhamento do comprovante das aquisições dos últimos seis meses.

Devem ser apresentadas também mudanças na quantidade e nota fiscal de compra dos focos cirúrgicos e dos bisturis elétricos em uso, identificação do(s) fisioterapeuta(s) lotado(s) na Clínica Pediátrica e disponibilização materiais essenciais para alguns procedimentos e o Fornecimento de insumos aos setores de pediatria e cardiologia.

O MP advertiu que a não observância desta recomendação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis, devendo ser encaminhada à 29ª Promotoria de Justiça da Capital informações pormenorizadas quanto à adoção das medidas administrativas para o pleno atendimento da presente recomendação ao final do prazo.

Facebook
Veja também