Viagora

Secretário dá explicações sobre situação da Saúde em Parnaíba

A vereadora Fátima Carmino (PT) fez um requerimento, aprovado em plenário, que pedia esclarecimentos à prefeitura.

O secretário de Saúde de Parnaíba, Leonardo Correia, participou ontem (23) de uma sessão extraordinária da Câmara Municipal para dar explicações sobre a atual situação da Saúde na cidade.

A vereadora Fátima Carmino (PT) fez um requerimento, aprovado em plenário, que pedia esclarecimentos sobre “os descredenciamentos de várias Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Equipe de Saúde Bucal (ESB) e a suspensão de recursos financeiros para a saúde municipal de Parnaíba”. O convite ao secretário foi feito pelo vereador Carlson Pessoa, líder do governo.

  • Foto: Prefeitura de ParnaíbaSecretário de saúde é convidado e comparece à Câmara Municipal para explicações.Secretário de saúde é convidado e comparece à Câmara Municipal para explicações.

O secretário disse que, das 42 equipes da Estratégia Saúde da Família que existem no município, nenhuma foi descredenciada. O município possuía autorizada pelo Ministério da Saúde 74, podendo ter até 75 equipes. Faltavam funcionar 32, que foram descredenciadas. Mas o município, desde que tenha toda a estrutura necessária, pode solicitar novos credenciamentos.

“Os descredenciamentos não ocorreram só em Parnaíba, mas em todo o país, porque eram credenciamentos muito antigos que o Ministério vinha prorrogando até tomar a providência”, explicou o Leonardo.

O secretário Leonardo se fazia acompanhar da enfermeira Daniele Tavares Nascimento, da atenção básica, que também deu os esclarecimentos que lhe competiam. Apesar disso, a vereadora Fátima Carmino disse, ao final, não haver ficado satisfeita. 

Leonardo Correia aproveitou para falar da aquisição de novas ambulâncias que estão sendo adquiridas pelo município e mais um ônibus para o transporte de pessoas para Teresina. “As ambulâncias vão resolver os problemas que enfrentamos no Samu, e o ônibus vai fazer com que o município deixe de pagar 60 mil reais do ônibus que aluga atualmente”, disse.

Ele também falou dos carros quebrados encontrados pela atual gestão, que recuperou alguns e está adquirindo novos. Disse, ainda, de problemas no fornecimento de medicamentos que existiram no início da gestão, mas que foram solucionados e que “hoje há medicamentos para atender à necessidade dos que precisam”.

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Facebook
Veja também