Viagora

PF vai investigar santinho com "Lula presidente" de Flora Izabel

Santinhos da candidata a deputada estadual pelo PT estavam sendo distribuídos na manhã de ontem (25), no Centro de Teresina com o nome de Lula para Presidente, o que é proibido por lei.

A notícia de que “santinhos” da candidata a Deputada Estadual Flora Izabel estavam sendo distribuídos no Centro de Teresina na manhã de ontem (25) com o nome de Lula para presidente, pode virar caso de polícia por se tratar de um possível crime eleitoral.

  • Foto: DivulgaçãoFlora Izabel e LulaFlora Izabel e Lula

Após o fato ser divulgado nas redes sociais e também noticiado no Viagora, o Ministério Público Eleitoral decidiu, por meio do procurador Patrício Noé da Fonseca, requisitar a instauração de um inquérito policial à superintendente Regional da Polícia Federal no Piauí, Fabiana de Araújo Macedo para investigar o caso.

Como prova do crime eleitoral, o procurador apresentou a Polícia Federal as imagens dos santinhos e os panfletos da candidata Flora Izabel que continham a indicação de candidatura de Lula para a Presidência da República.

  • Foto: DivulgaçãoSantinho da Flora izabelSantinho da Flora izabel

O artigo 323 diz que divulgar na propaganda fatos inverídicos em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado configura crime eleitoral com penas que podem variar de detenção de 2 meses a 1 ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa. 

Lula teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral e substituída, ficando proibido de ter sua imagem vinculada a campanhas para o cargo, bem como a distribuição de santinhos e de material impresso como adesivo de veículos.

Outro lado

O Viagora  procurou a candidata para falar sobre o assunto. Através da assessoria foi informado que seria enviada uma nota, até o fechamento da matéria a nota não foi enviada.

Facebook
Veja também