MP abre procedimento para investigar prefeito Genival Bezerra
O promotor Adriano Fontenelle Santos instaurou o procedimento para apurar irregularidade em pregão realizado pela Prefeitura de Joaquim Pires.
O Ministério Público do Piauí, através do promotor Adriano Fontenelle Santos, instaurou procedimento preparatório para apurar suposta irregularidade no pregão presencial nº 09/2019 realizado pela Prefeitura de Joaquim Pires, administrada pelo prefeito Genival Bezerra.
De acordo com a portaria Nº 26/2019, publicada no Diário Oficial, o MPPI considerou que as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.
- Foto: Divulgação/Ascom
Prefeito Genival Bezerra
De acordo com o órgão ministerial, determina o artigo 3° da Lei Federal n° 8.666/93 que: "A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa”.
O MPPI considerou ainda as informações preliminares coletadas no bojo da Notícia de Fato nº 07/2019 instaurada em razão de Manifestação protocolada na Ouvidoria do Ministério Público em face da Prefeitura Municipal em questão, por irregularidade na realização do Pregão citado e que o noticiante informa que o aviso de licitação foi publicado em 20 de fevereiro de 2019, convocando os participantes para sessão a ser realizada no dia 21 de fevereiro de 2019, comprometendo a publicidade e restringindo a plena participação de interessados no certame, em razão do exíguo tempo.
“Expeça-se ofício à Prefeitura Municipal de Joaquim Pires/PI para que, no prazo de 10 (dez) dias, encaminhe cópia de todo o procedimento licitatório referente ao Pregão Presencial nº 09/2019”, determinou o representante do Ministério Público do Piauí.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço está aberto para esclarecimentos.
-
TCE-PI apresenta soluções de IA e lança portal de acesso unificado
Antonio Moreira Filho, diretor de sistema de dados, afirmou que a plataforma utiliza inteligência artificial para analisar grandes volumes de documentos e elaborar minutas de relatórios. -
Membro de facção criminosa é condenado a 16 anos de prisão em Pedro II
O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri, da 1ª Vara da Comarca de Pedro II, que acolheu a tese do Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos Cocais -
Acidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital. -
TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17)
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir