Professores municipais farão manifestação na Câmara de Teresina
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) convocou os professores da rede municipal de ensino para uma manifestação na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (10).
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) convocou os professores da rede municipal de ensino para uma manifestação durante a sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (10), a partir das 8h.
O motivo é uma proposta de alteração no Estatuto do Magistério referente ao direito de participação em assembleias da entidade sindical durante seis vezes ao ano, considerando efetivo exercício de trabalho sem prejuízos ou descontos salariais.
O Projeto de Lei Complementar pretende suprimir o inciso VI do artigo 26 da Lei nº 2.972/2011 do Estatuto e o Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede de Ensino de Teresina. A informação de que o mesmo irá para votação na quarta-feira foi confirmada ao Sindserm pelo presidente da Câmara, o vereador Jeová Alencar. No final de 2018, o projeto do Executivo foi à votação, mas não obteve os 15 votos suficientes para passar.
Naquela ocasião, o prefeito Firmino Filho teria enviado a proposta para apreciação na Câmara sem que houvesse tempo de a categoria ser informada.
“Para os docentes da rede municipal a manifestação será para evitar a tentativa da gestão municipal de enfraquecer a relação da categoria com o Sindserm. As assembleias são um espaço fundamental de discussão dos problemas da educação municipal e de luta por melhorias na qualidade de ensino”, comentou o professor Sinésio Soares, presidente do Sindserm.
O sindicato informou ainda que já há decisões favoráveis à categoria em relação a descontos indevidos por faltas atribuídas devido participação em assembleias, o que configura ilegalidade. Professores da rede municipal teriam ganhado na Justiça o retorno dos valores retirados indevidamente e a Prefeitura teve de pagar indenizações.
Teresina
Piauí
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina - Sindserm
-
Acusado de tentar matar ex-esposa é condenado a 16 anos de prisão em Porto
Segundo a denúncia, a mulher foi atacada em 25 de outubro de 2023 quando estava apenas com sua filha na residência. -
Piauí inicia campanha de atualização de rebanhos de olho
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no Piauí é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal0 -
Obras na Rodovia da Soja chegam na etapa final de execução no Piauí
A rota impulsiona investimentos realizados no cerrado e fortalece o agronegócio no Piauí. -
Audiência pública em Picos discute sobre navegabilidade do Rio Parnaíba
A audiência foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Piauí. -
Secretária das Mulheres e ministra Cida Gonçalves se reúnem em Brasília
As gestoras ainda falaram sobre os Centros de Referência da Mulher, que são utilizados para o acolhimento e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir