Viagora

Maria da Penha vai receber cidadania piauiense nesta quinta-feira

A homenagem foi proposta pela deputada Lucy Soares e será realizada na Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira (29).

Na próxima quinta-feira (29), a cearense Maria da Penha – que deu nome à lei de combate à violência contra a mulher – irá receber título de cidadania piauiense na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A iniciativa parte da deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) que tem atuado na defesa dos direitos das mulheres no estado. A homenageada nasceu em Fortaleza e hoje é símbolo de resistência e luta pelos direitos femininos. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva o nome de Maria da Penha como importante ferramenta legislativa em proteção às mulheres.

Além da lei, ela também é fundadora do Instituto Maria da Penha, uma ONG sem fins lucrativos que luta contra a violência doméstica contra a mulher. Em sua história, o ex-marido e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros tentou matá-la duas vezes, na primeira atirando contra a vítima e na segunda tentou eletrocutar Maria da Penha enquanto ela estava no banho. Ele chegou a ser condenado dezenove anos depois, mas foi solto em 2004.

Facebook
Veja também