Viagora

Festa do Dia de Reis leva tradição para o Parque da Cidadania

Por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, a prefeitura de Teresina realizou uma festa que contou com a apresentação do grupo Cancioneiro do Forró e banda Valor de PI.

Para marcar o encerramento do ciclo natalino, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), realizou a Festa do Dia de Santos Reis no último domingo (05) no Parque da Cidadania.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaFesta do Dia de Reis leva tradição para o Parque da CidadaniaFesta do Dia de Reis leva tradição para o Parque da Cidadania

Dentre as apresentações estavam o Grupo Cancioneiro de Forró e a banda Valor de PI, além de um espetáculo do grupo Reisado Reis de Ouro. De acordo com o coordenador de Cultura Popular da FMC, Wellington Sampaio, a festa celebrou o regionalismo e as crenças. “Resgatamos essa tradição do reisado para mostrar para as pessoas a sua origem, trazendo o lado cristão e ainda o enriquecimento dessa cultura com as características nordestinas”, diz o coordenador.

O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, e surgiu da tradição católica que narrar a visita dos três reis magos – Gaspar, Belchior e Baltazar, durante o nascimento de Jesus Cristo. Sendo uma das mais folclóricas do país, a celebração foi marcada pelas tradições ancestrais que levaram animação ao público presente. Com pequenas encenações intercaladas com peças e batalhas, os personagens que representavam seres fantásticos humanizados, chamados de “caretas”, tomaram conta do Parque da Cidadania.

Facebook
Veja também