Venâncio Cardoso quer envio de projeto para aprovar Estatuto da GCM
Conforme o vereador, também será cobrado outras propostas referentes à aquisição de novas motos e instalação de postos em mais regiões da cidade.
Nessa quinta-feira (09), foi realizada audiência pública sobre o fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Teresina na Câmara Municipal e ficou estabelecido que a Prefeitura de Teresina será cobrada pelo vereador Venâncio Cardoso (PSDB) para enviar Projeto de Lei que prevê aprovação do Estatuto da Guarda Municipal.
Conforme o vereador, também será cobrado outras propostas referentes à aquisição de novas motos e instalação de postos em mais regiões da cidade.
Na audiência estiveram presentes o comando da Guarda Civil Municipal e autoridades relacionadas à segurança pública.
Além dessas medidas, ficou decidida também a cobrança do executivo municipal pela elaboração de um projeto que prevê a criação do Fundo Municipal de Segurança, que faz parte das exigências do Governo Federal, visando à promoção da transferência de recursos. Um estudo para averiguar a necessidade de um novo concurso público também foi requerido.
O comandante da GMT, André Viana, ressaltou a importância da aprovação do Estatuto para captar recursos federais e investir na instituição de segurança.
“Sabemos de todas as dificuldades. Estamos passando por uma crise financeira. Na Prefeitura não só a Guarda Municipal passa por isso, mas outras secretarias também. Por isso, nosso estatuto é o principal ponto para nós conseguirmos recursos federais. O Ministério da Justiça tem programas voltados para a Guarda Municipal para se fazer investimentos, mas eles cobram a legalização da instituição junto ao Governo Federal”, explica André Viana.
O vereador, autor da audiência pública, reiterou que as medidas discutidas devem ser cobradas a prefeitura, pois a Câmara Municipal depende de seus projetos para votar aprovação na Casa.
“A Guarda colocou pontos extremamente importantes nessa discussão. O principal deles é pela aprovação de um Estatuto, pois ele pode ajudar que a instituição obtenha investimentos federais. Porém, para o dia a dia do povo de Teresina, a aquisição de pelo menos 30 novas motos e a instalação de novos postos, se fazem cada vez mais necessários e urgentes. Por isso, vamos girar nosso mandato para cobrar da Prefeitura, o envio destes projetos”, conclui Venâncio Cardoso.
Teresina
Piauí
Guarda Civil Municipal de Teresina - GCM
Venâncio Cardoso
Câmara Municipal de Teresina
-
Dudu solicita audiência para discutir sobre transporte coletivo em Teresina
No requerimento feito pelo vereador é solicitado que sejam convocados o Ministério Público do Piauí (MPPI) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). -
Promotor quer que ex-prefeito Raislan Farias devolva R$ 6 milhões
De acordo com o Ministério Público do Piauí, a Operação Ibi Clausus resultou no oferecimento de três denúncias. -
Betinha Brandão toma posse como prefeita da cidade de Pedro II
A gestora tem 61 anos de idade e foi eleita vice-prefeita por duas vezes. Ela permanecerá no cargo até 31 de dezembro de 2024 -
-
Regina Sousa discute com governadores teto de alíquota do ICMS
Segundo o governo, a proposta de lei será colocada e votação na Câmara dos Deputados federais nesta terça-feira (24). -
Não tínhamos outro caminho, diz Mário Rogério sobre apoio a Sílvio
O presidente do Cidadania no Piauí, também avaliou a pré-candidatura de Sílvio Mendes ao Governo do Piauí.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir