Viagora

Cajueiro-Rei do Piauí pode ser considerado o maior do mundo

O deputado federal Flávio Nogueira, que em 2015 foi secretário de Turismo, foi responsável por firmar convênio com a Universidade Estadual para formação de grupos de estudos sobre a planta.

Nessa sexta-feira (10), foi realizado em Cajueiro da Praia um evento de quebra de recorde, uma das exigências do Guiness World Records, para conceder o título de maior cajueiro do mundo ao Cajueiro-Rei localizado no Piauí.

O município é reconhecido por integrar praia de Barra Grande, praias do nordeste, além de receber turistas em passeios pela Rota do Cavalo-Marinho e locais de aparição do Peixe-Boi Marinho.

  • Foto: Divulgação/ Governo EstadoEvento realizado em Cajueiro da Praia.Evento realizado em Cajueiro da Praia.

O deputado federal Flávio Nogueira, que em 2015 foi secretário de Turismo, esteve presente na solenidade e foi responsável por firmar convênio com a Universidade Estadual para formação de grupos de estudos da planta.

Segundo o governo do Piauí, os estudos tinham como objetivo averiguar se o Cajueiro-Rei era maior que o cajueiro de Pirangi, situado na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, estado do Rio Grande do Norte, que atualmente detém o título de maior do mundo.

“Enquanto secretário de Turismo, em 2015, firmei convênio com a Universidade Estadual do Piauí para que se formasse um grupo de estudos para colher materiais genéticos do Cajueiro-Rei. Os estudos feitos atestaram que o do nosso Estado possui o tamanho de 8.832 metros quadrados e 732 metros de perímetro, sendo todas as ramificações da mesma árvore e maior que o do Rio Grande do Norte”, afirma Flávio Nogueira.

Flávio Nogueira Júnior, atual secretário de Turismo, relatou que está feliz e confiante com o resultado das pesquisas que pode trazer o título de maior cajueiro do mundo para o estado.

“Muito feliz em fazer parte desse processo. Um trabalho que começou ainda na gestão de meu pai como secretário de Turismo. O nosso é maior que o do Rio Grande do Norte que possui 8.500 m². Vamos trazer esse título para o nosso Estado, contribuindo ainda mais para a valorização do Cajueiro-rei como atrativo turístico piauiense”, finaliza o gestor.

Facebook
Veja também