Viagora

Prefeitura de Teresina quer soluções tecnológicas para melhorias no transporte

A abordagem de Inovação Aberta será conduzida em etapas e, posteriormente, a validação de soluções.

No dia 08 de março deste ano, a Prefeitura de Teresina inicia as inscrições para participação popular na contribuição de melhorias para o transporte da capital, estimulando propostas de soluções digitais, através da transparência e compartilhamento das informações de sistemas.

O projeto é coordenado pela Agenda Teresina 2030, órgão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), que tem como um dos parceiros a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além do consórcio Systra/Unifor e a Despacio, que também estiveram presentes, e faz parte do programa EuroClima+: Observatório do Transporte.

  • Foto: Luis Marcos/ Viagorafachada da prefeitura de TeresinaFachada da prefeitura de Teresina

Após o cadastro de equipes que irão atuar na busca por soluções tecnológicas, a abordagem de Inovação Aberta será conduzida em etapas, com workshops para a fase de proposição de ideias, mentorias e, posteriormente, a validação de soluções.

As inscrições estarão disponíveis no site https://observatoriodotransporteteresina.org/.  De acordo com a coordenadora da Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria de Planejamento do município, Cíntia Bartz, ao final, haverá a apresentação dos projetos e a seleção de propostas.

 “Ao final, haverá o desenvolvimento de protótipos dessas soluções tecnológicas para o transporte da capital. As melhores proposições selecionadas irão receber suporte financeiro para o desenvolvimento em até cinco meses. Serão de três a cinco projetos que contarão com apoio especializado e treinamentos”, explicou a coordenadora.

Quem pode participar

Podem participar do projeto estudantes, professores e/ou pesquisadores; empreendedores e empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sobretudo Startups; Comunicadores de T.I, inovação e empreendedorismo; Profissionais da Área de T.I, design, engenharia, arquitetura e demais profissões que atuem em áreas similares.

Facebook
Veja também