Lindomar Castilho mantém expulsão de PM acusado de agredir esposa
O comandante-geral da PM do Piauí manteve a expulsão do sargento João Paulo de Lima Menezes, acusado de tentar matar a esposa em julho de 2020 em Teresina.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, negou recurso e manteve a expulsão do sargento João Paulo Norões de Lima Menezes, acusado de tentar matar a esposa em julho de 2020, na cidade de Teresina.
O sargento foi expulso em 5 de maio deste ano, após enfrentar Processo Administrativo Disciplinar Ordinário, que apurou as condutas ilícitas administrativas cometidas por ele, devido a registro de Boletim de Ocorrência registrado pela sua esposa relatando ameaças e agressões por parte do policial militar.
Após a expulsão, João Paulo entrou com recurso administrativo alegando violação, haja vista que, segundo entendimento da defesa do PM, a conduta irregular do servidor que seja estranha ao serviço público não pode ser imputada como infração disciplinar.
No entanto, o comandante-geral da PM refutou a argumentação do sargento, alegando que a conduta praticada pelo policial afrontou substancialmente a ética e moralidade administrativas, o que culminou com uma exposição negativa da imagem e da honra da instituição, afetando os preceitos e valores policiais militares defendidos pela corporação.
A defesa de João Paulo argumentou ainda que ele não possuía qualquer intenção de matar a vítima, alegando ser desproporcional a decisão de exclusão de um militar que se encontra atualmente no comportamento “bom” e ainda não haver nenhuma condenação penal.
Acerca do argumento, o comandante-geral esclareceu em sua decisão que o presente processo se denomina Conselho de Disciplina, e vis apurar a incapacidade do sargento de permanecer no serviço ativo da Polícia Militar, levando em consideração que ele teve conduta irregular quando proporcionou a sua ex-companheira momentos de terror.
Lindomar Castilho então julgou improcedente o recurso apresentado pelo policial e manteve a decisão que o excluiu dos quadros da PM, a bem da disciplina de João Paulo Norões de Lima Menezes. A decisão foi expedida em 25 de maio.
Sobre o caso
Em 10 de julho de 2020, o sargento João Paulo de Lima Menezes foi preso pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção À Pessoa (DHPP), acusado de agredir a esposa. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela equipe comandada pela delegada Luana Alves, presidente do inquérito.
Teresina
Piauí
Polícia Militar do Piauí
Lindomar Castilho
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP
Condenado a 10 anos por estupro é preso em fiscalização de trânsito em Teresina
De acordo com informações da polícia, o mandado foi expedido pela Vara de Crimes Contra a Dignidade Sexual e Vulneráveis.Polícia prende suspeito de matar empresário em São João do Arraial
De acordo com a Polícia Militar do Piauí, o suspeito estava dentro de um ônibus com destino a Timon, no Maranhão.Ônibus de turismo tomba e deixa 16 feridos na BR 135 em Redenção do Gurguéia
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo possuía 42 passageiros e vinha de Patos, na Paraíba, com destino à Brasília, Distrito Federal.Mulher morre após muro de residência desabar em Parnaíba
De acordo com o 27º Batalhão da Polícia Militar, o fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (15) no bairro Piauí, no momento em que a vítima limpava sua residência.Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas na zona Sul de Teresina
Ação da DEOP e do DENARC resultou na apreensão de entorpecentes e arma de fogo durante cumprimento de mandado na Vila Irmã Dulce
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir