Professores cobram do prefeito de Jaicós pagamento de reajuste salarial
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, a entidade ganhou na Justiça o pagamento do reajuste de 2010, mas até hoje a decisão não foi cumprida.
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) Regional do Município de Jaicós ganhou uma ação na Justiça para pagamento do reajuste salarial referente ao ano de 2010. A presidente do sindicato, professora Fantanilde, disse ao Viagora que apesar da decisão judicial ter sido expedida em 2019, até hoje ainda não foi executada.
“Nós alegamos que não foi dado o reajuste do piso do ano de 2010, um reajuste de 7%. Então nós entramos na Justiça e alegamos que naquela época tinha uma gratificação com percentual de 20% que era para ser calculado sobre o vencimento. Foi pedido agora a execução da ação e nós estamos aguardando essa regência ser implementada. Ganhamos a ação em 2019 e estamos aguardando a implementação, que seja pago a regência e pela questão do valor relativo ao acúmulo dessas perdas salariais de lá até aqui. Foi calculado um valor até 2019, ainda falta de 2020 e 2021, e a gente acredita que seja futuramente pago com os precatórios”, declarou.
A professora comentou que a entidade tentou negociar com a Prefeitura de Jaicós, administrada pelo prefeito Neném de Edite, mas que a administração municipal não aceitou o acordo proposto pelo sindicato.
“Foi tentado um acordo, mas não foi possível. Então já que não foi avançado com as negociações, nós estamos avançando na luta mesmo. A gente está atrasando o pagamento dos precatórios. Queremos essa implementação da regência porque essa dívida com os professores a cada ano ela vai aumentando”, disse.
De acordo com a presidente, o cumprimento da decisão foi comprometido pelo recurso apresentado pelo prefeito, que afirma que a tabela dos valores é menor.
“O gestor da cidade recorreu da decisão da Justiça na questão da tabela, para que fosse feito um novo cálculo da dívida com os professores, alegando que a tabela é menor. Então estão sendo feitos os novos cálculos da tabela na Justiça e estamos aguardando”, afirmou.
Outro lado
O Viagora tentou contato com o prefeito de Jaicós, Neném de Edite, mas até o fechamento da matéria, o gestor não foi localizado.
Teresina
Piauí
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí - Sinte
-
TRE-PI define comissão para analisar propaganda eleitoral e fake news
O desembargador explicou que a comissão deve avaliar os recursos a partir da solicitação encaminhada por partidos políticos, candidatos ou ainda pelo Ministério Público do Piauí. -
Regina Sousa sugere que estados sejam compensados por limite no ICMS
A limitação de 17% no ICMS tem o objetivo de aliviar a inflação, porém, isso preocupa governadores e prefeitos pois este mesmo imposto é uma das principais fontes de arrecadação. -
TJ-PI ofertará 80 vagas para Analista Judiciário em concurso público
Conforme o TJ-PI, será ofertado no certame 80 vagas para analista judiciário, nas áreas administrativa, judiciária e apoio especializado. O valor de remuneração inicial para os cargos é de R$7.328,01. -
-
Dr. Pessoa recebe honraria de amigos do 25° Batalhão de Caçadores
Várias autoridades também receberam o título na manhã desta sexta-feira (27), durante solenidade. -
Cidades do Piauí saem do mapa da pobreza, aponta IBGE
O atual levantamento (2019) mostra o Piauí com nenhum município na situação de linha de pobreza.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir