Viagora

FMS de Teresina faz 2ª Semana de Mobilização contra a sífilis

De acordo com a FMS, a ação tem como objetivo qualificar a conduta dos profissionais de saúde a partir das atualizações de evidências que contribuam para melhorar a assistência aos pacientes.

Neste sábado (15), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou que entre os dias 17 a 21 de outubro, será realizada a 2ª Semana Municipal de Mobilização contra a Sífilis nas Maternidades. As atividades acontecerão nas maternidades de Teresina e tem como organizadores a Diretoria de Assistência Especializada (DAE/FMS), do Núcleo de Epidemiologia (NEH) em parceria com os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e direção das maternidades.

De acordo com a FMS, a ação tem como objetivo qualificar a conduta dos profissionais de saúde a partir das atualizações de evidências que contribuam para melhorar a assistência aos pacientes e a notificação de caos. As atividades fazem parte do “Outubro Verde” que chama atenção para formas de prevenção, diagnóstico de sífilis. Através da Lei nº 13.430 de 31 de março de 2017 foi instituído o terceiro sábado do mês de outubro como Dia Nacional de Combate a Sífilis e a Sífilis Congênita.

Foto: Reprodução/ Street ViewMaternidade Professor Wall Ferraz
Maternidade Professor Wall Ferraz

Na próxima segunda-feira (17), às 10h, acontecerá a abertura na Maternidade do Promorar (zona Sul), e na sequencia acontecem duas palestras com os temas “Sífilis Materna” e sobre “Sífilis Congênita”. Durante a semana, os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia e a Direção de Enfermagem vão reforçar a implementação do cheklist de alta da mãe e do recém-nascido. No dia 8, as ações acontecem na Maternidade Wall Ferraz, localizada no bairro Dirceu Arcoverde, às 10h terá apresentação dos indicadores da maternidade sobre sífilis em gestantes e congênita; das 1030 às 12h realização de testes rápidos de sífilis em profissionais. Das 14h30 às 15h20 tem roda de conversa com o tema “Tira Dúvidas sobre Sífilis Materna e Congênita”, das 15h30 às 16h30 acontece a realização de testes rápidos de sífilis em gestantes e parceiros, informou a Fundação.

Ainda de acordo com a FMS, a programação do dia 20 acontece na Maternidade do Satélite, das 9h30 às 10h20, com a palestras sobre sífilis e das 10h30 às 11, acontece a palestra sobre notificação de sífilis em gestantes e congênita/fluxos da maternidade, das 11h às 11h30 sobre notificação de sífilis adquirida. No último dia de atividade, no próximo sábado (22), as ações acontecem na Maternidade do Buenos Aires das 9h30 às 10h20 com apresentação de indicadores da maternidade e palestra sobre Sífilis em Gestante e Congênita, às 11h tem distribuição de lembranças para os participantes e durante a semana os profissionais dessa maternidade darão orientações sobre sífilis para gestantes e parceiros.

Facebook
Veja também