Viagora

Projeto Cultura Inthegrada leva arte e cultura aos teresinenses

De acordo com a Fundação Monsenhor Chaves (FMC), a ação tem como objetivo principal apresentar à população atividades culturais promovidas por artistas locais.

Nesse final de semana, a Federação de Esporte, Cultura e Ação Social do Piauí, com apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), realizou ações do Projeto Cultura Inthegrada. O encontro ocorreu no bairro Mocambinho, localizado na zona Norte de Teresina.

O projeto social tem como objetivo trazer à população atividades culturais e esportivas, visando tornar acessível o contato dos cidadãos com cultura, arte, música e esportes.

Foto: Divulgação/ Ascom FMCProjeto Cultura Inthegrada leva ações aos cidadãos teresinenses.
Projeto Cultura Inthegrada leva ações aos cidadãos teresinenses.

De acordo com o presidente da FMC, Ênio Portela, emendas parlamentares de vereadores têm promovido o contato da população com a cultura, que passou a ter mais acesso às atividades culturais ao longo dos anos.

“No Cultura Inthegrada, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves contou com emendas destinadas pelo vereador Valdemir Virginio. Essa parceria com o poder legislativo é muito importante para a cidade e quem ganha com isso é o povo”, pontuou o presidente.

Conforme Gilberto Nunes, conhecido popularmente como Kadoshi MC, o Hip-Hop ainda é muito marginalizado pela sociedade, mas o investimento do poder público com o movimento pode construir uma ponte entre os artistas e a população, podendo auxiliar até na redução no número de jovens na criminalidade.

“A gente sabe que isso é muito importante, até porque quando o governo para de dar aquele investimento na cultura, no esporte e no lazer essa molecada que tá aí, o crime vem e abraça, tá ligado? E isso é o que vinha acontecendo na nossa comunidade, a gente via muita morte, pelo do crime, muito moleque se abraçando com o crime por falta de investimentos nesse tipo de cultura, cultura que é nossa, cultura que nasceu na comunidade, nasceu na favela e que vem de dentro de nós”, explicou o MC.

Nos dias 28 e 29 deste mês, o Projeto Cultura Inthegrada estará no Parque da Cidadania, promovendo o reconhecimento da cultura periférica da capital piauiense.

Facebook
Veja também