Viagora

Centro Lineu Araújo orienta diabéticos para controle da doença

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), essa programação faz parte do Dia do Diabético, comemorado no dia 14 de novembro.

O Centro de Saúde Lineu Araújo, localizado no Centro Sul de Teresina, realizou nesta sexta-feira (18), atividades de orientação com os pacientes com diabetes, que são atendidos pelos programas de Atenção ao Diabético de Risco (PADIR) e do atendimento ao Pé Diabético.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), essa programação faz parte do Dia do Diabético, comemorado no dia 14 de novembro, voltado para lembrar dos cuidados com a saúde e tem como tema nos anos de 2021 a 2023 “Acesso aos Cuidados da Diabetes”.

Foto: DivulgaçãoCentro de Saúde Lineu Araújo orienta diabéticos para controle da doença
Centro de Saúde Lineu Araújo orienta diabéticos para controle da doença

Segundo a FMS, em outubro, o Lineu Araújo realizou 414 atendimentos, sendo 207 em pacientes do PADIR e 267 no programa Pé Diabético com curativos e desfribilamento (retirada das partes que necrosaram).

Mychelly Duarte Lima, que é endocrinologista, falou sobre Tratamento não medicamentosos na diabetes, teve também participação de nutricionista sobre Quantidades e horários na dieta do diabetes e aula prática sobre Desmistificando Atividade Física em Casa.

Gilberto Albuquerque, o presidente da FMS, destacou que esses programas oferecidos, são resolutivos para o tratamento. “A equipe multiprofissional com vários especialistas garante que o atendimento seja completo para tratar e acompanhar os pacientes diabéticos”, diz Gilberto.

A FMS ainda destaca que para ter atendimento pelo programa aos diabéticos é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que faz encaminhamento para o Lineu Araújo.

Facebook
Veja também