TJPI faz círculo de diálogo com detentos na Colônia Agrícola Major César
O objetivo dessas práticas, conforme o TJPI, é promover a pacificação dos conflitos gerados dentro dos presídios.
Na última semana, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), iniciou as práticas restaurativas na Colônia Agrícola Major César.
De acordo com o TJPI, as atividades iniciaram por meio de um circulo de diálogo, em que 25 internos puderam conhecer os objetivos, valores, princípios, alcance e como é operada a Justiça Restaurativa.

Segundo o TJPI, a Colônia Agrícola Major César é a segunda penitenciária a ser beneficiada, por meio da parceria interna entre Núcleo de Justiça Restaurativa-Nujur, Vara de Execuções Penais e Secretaria de Justiça (SEJUS), que permite que essas práticas restaurativas sejam realizadas ainda dentro do sistema penitenciário.
O objetivo dessas práticas, conforme o TJPI, é promover a pacificação dos conflitos gerados dentro dos presídios e refletir sobre os fatos que levaram o apenado a estar no sistema, cumprindo pena.
Maria Lila de Carvalho, uma das facilitadoras, diz que a Justiça Restaurativa pode ajudar na diminuição dos casos de reincidência por promover também a reflexão dos danos causados à vítima, ao autor e à sociedade. “A realidade social, os elevados índices de crimes, em especial de reincidências, mostram que a retribuição de um erro com uma pena sanção, em especial a de privação de liberdade, não pacifica o ambiente social, não soluciona o que levou à conduta danosa ao outro e à sociedade, nem sana as perdas e dor da vítima”, diz Maria Lila.
A facilitadora continua, “Não reduz reincidência, nem evita novos atos danosos. Ao contrário, torna, sim, o ambiente social mais precário, mais tenso, fragiliza a cidadania e uma ambiência social segura. A Justiça Restaurativa traz um novo olhar do Judiciário e da sociedade em geral para esta realidade. Traz também a responsabilização do autor, a reparação efetiva dos prejuízos e perdas a todos, propõe a restauração dos passos conscientes de quem provocou o dano para a construção de uma liberdade responsável, restaurada”, destacou a facilitadora.
Outra facilitadora, Rôzely Brasileiro, contou como foi o momento com os internos como momento de reflexão. “A prática do círculo de diálogo despertou o interesse nos participantes para o cuidado de si, especialmente no que diz respeito à autorresponsabilidade e a restauração dos laços familiares que se rompem com a prática do crime, o que traz um novo olhar para a construção da vida individual, coletiva e familiar, com perspectivas fortes de mudança no agir nas relações pessoais e interpessoais e, por conseguinte, impulsiona a vontade para querer uma vida com base norteadora no bem, no bom e na paz, que é o objetivo final da política de Justiça Restaurativa, em todas os campos de sua difusão, implantação e prática circular”, contou Rosêly Brasileiro.
Objeto luminoso cruza o céu e intriga moradores do Piauí e Maranhão
O fenômeno ocorreu por volta das 18h30 e levantou hipóteses sobre meteoro ou lixo espacialImepi inicia Operação Festas Juninas para fiscalizar produtos típicos em Teresina
A ação busca garantir que alimentos vendidos no período estejam com o peso correto informado nas embalagensPiauí tem menor número de crimes violentos letais intencionais desde 2014, diz relatór
O estado apresenta queda histórica nos Crimes Violentos Letais Intencionais; maio de 2025 teve o menor índice desde 2014Imepi e Procon encontram irregularidades em 14 postos de combustíveis no Piauí
A ação fiscalizou 53 estabelecimentos em nove municípios durante operação conjunta.Juiz suspende venda de unidades do Edifício Spazio Kennedy em Teresina
A Construtora Fontana LTDA e Márcio Rodrigues de Moraes também foram condenados a restituir na integralidade os valores pagos pelos consumidores, com correção e juros de mora.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir