Viagora

HEDA realiza primeiro procedimento de trombólise em Parnaíba

Segundo o HEDA, todo procedimento foi conduzido através da tele assistência da equipe de neurologia, em Teresina.

Nesse último domingo (6), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado no município de Parnaíba, realizou o primeiro procedimento de trombólise dentro das instalações das Linhas de Cuidado AVC e IAM, que foi lançada há quase dois meses.

Conforme o Médico-cirurgião e Coordenador do Pronto-Socorro, Carlos Antônio, o paciente que recebeu o procedimento deu entrada no Pronto Socorro do HEDA às 20h07, com sintomas de AVC, e foi submetido às 20h45 ao tratamento dentro da janela terapêutica onde ocorreu de forma eficaz, após a conclusão do diagnóstico. “Conseguimos aplicar a medicação com 3h15 dentro da janela terapêutica que é de 4,5 horas após o início dos sintomas”, destacou o médico.

De acordo com o HEDA, o tratamento foi realizado com sucesso e o paciente está se recuperando. Além do Coordenador de Pronto-Socorro, estiveram presente durante o procedimento o enfermeiro Mateus Martins e profissionais de plantão.

Para o diretor do Hospital Estadual de Parnaíba, Daniel Miranda, o procedimento é motivo de comemoração na fase de tratamento do AVC na região litorânea do Piauí. “Ficamos felizes em proporcionar esse resultado tão significativo na vida deste parnaibano e na certeza que muitas vidas serão preservadas. Agradecemos a nossa governadora Regina Souza e ao secretário de saúde, Neris Júnior que acreditaram no projeto e garantiram todas as condições para implantação das linhas não apenas em Parnaíba, mas em todo estado do Piauí. Estamos orgulhosos com o sucesso do procedimento e pelo HEDA ser a primeira unidade de saúde a realizar o protocolo de trombólise no estado do Piauí”, reiterou o gestor do Hospital.

Segundo o HEDA, todo procedimento foi conduzido através da tele assistência da equipe de neurologia, em Teresina, que contou com a presença da direção, equipe assistencial e administrativa. O diretor do Hospital ressalta que o sucesso do procedimento evidencia a preparação na saúde estadual para a assegurar a assistência humanizada em tratamentos contra o AVC no Estado.

Facebook
Veja também