Viagora

Polícia Civil deflagra Operação Faker e cumpre mandados no Piauí

De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da ação é cumprir um mandado de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão e sequestro patrimonial.

Na manhã desta quinta-feira (01), a Polícia Civil do Estado do Piauí através de parceria com Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), deflagrou a Operação Faker na capital Teresina e no município de Agricolândia.

De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da operação é cumprir um mandado de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão e sequestro patrimonial contra indivíduos envolvidos em crimes de fraude documental, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Foto: Divulgação/ Polícia CivilOperação da Polícia Civil
Operação da Polícia Civil

Ainda conforme a Polícia, na decisão da Justiça, além dos mandados, foi autorizado também o sequestro patrimonial contra os bens dos alvos até o montante R$ 28.253.726,45 (vinte e oito milhões, duzentos e cinquenta e três mil reais, setecentos e vinte e seis reais e quarenta e cinco centavos).

A Polícia Civil destacou ainda que aa operação é resultado do desdobramento de trabalho do Greco realizado em abril de 2019 contra um escritório de contabilidade em Teresina, onde documentos falsos, cartões bancários e carimbos foram encontrados.

Após o trabalho da Greco, os policiais civis da Deccor continuaram os trabalhos e notaram que havia uma organização criminosa em atividade no Estado e no Maranhão, focada em fraudes documentais e lavagem de dinheiro, contando ainda com contribuição de cartórios e estabelecimentos bancários.

Segundo as investigações, pessoas e empresas fictícias eram criadas pelos criminosos, que transferiam o passivo de várias empresas verdadeiras, endividadas com bancos, com o fisco e outros delitos. A investigação da Polícia Civil destacou ainda que a partir dessas pessoas físicas e jurídicas falsas, o grupo movimentava grandes quantias de forma dissimulada, visando esconder seu patrimônio e causar prejuízo às reais vítimas.

Facebook
Veja também