Viagora

Sesapi realizará 1.509 cirurgias de catarata em Teresina

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, as cirurgias serão realizadas de 08 a 12 de dezembro no HPM.

Nesta quinta-feira (1), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) oferece a população de Teresina serviços de mutirões de cirurgias eletivas com uma previsão de 1.509 cirurgias de catarata. As consultas ocorrem entre os dias 1º e 05 de dezembro, enquanto as cirurgias serão realizadas de 08 a 12 de dezembro, no Hospital da Polícia Militar (HPM).

Conforme a Sesapi, no primeiro momento os pacientes interessados devem passar por avaliação de especialistas para solicitar os serviços. Na cidade de Valença do Piauí já havia registrado, na última terça-feira (29), a marca de 12 mil cirurgias de cataratas realizadas. Dessa forma, o projeto de mutirões de cirurgias atingiu a meta inicial estabelecida para o ano de 2022 com o programa.

Para o secretário estadual de saúde, Neris Junior, com o alcance do Piauí na atuação das cirurgias eletivas representa a descentralização dos serviços de saúde oferecidos no Estado. “Para este ano, traçamos a meta de realizar 12 mil cirurgias através do programa de mutirões, mas diante da demanda aprovamos um acréscimo para os projetos e ampliamos a meta para 15 mil cirurgias até o final de dezembro”, destacou o secretário.

Mutirão da Catarata

O projeto público prioriza a população idosa acima de 60 anos, preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, os pacientes precisam procurar a secretaria municipal da Saúde da sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem na qual são examinados para saber a necessidade ou não da cirurgia.

Facebook
Veja também