Ministério Público expede recomendação ao prefeito de Paulistana
O procedimento foi emitido pelo promotor de Justiça Raimundo Nonato Ribeiro Martins Junior.
O promotor Raimundo Nonato Ribeiro Martins Junior, por meio da Promotoria de Justiça de Paulistana, emitiu recomendação ao prefeito de Paulistana, Joaquim Júlio Coelho, e à secretária municipal de educação, Gildete Rodrigues de Carvalho. A solicitação do representante do Ministério Público do Estado é para que os gestores apresentem o calendário escolar atualizado, para comprovar o cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar em 2022.
Além disso, o promotor destaca que é necessário cumprir a carga horária, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases, bem como encaminhar a promotorias as providências adotadas para a garantia desta medida.
De acordo com o Ministério Público, para propor a recomendação o promotor considerou o período pandêmico da covid-19 em que o acesso à educação foi reduzido diante do distanciamento social e o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021, mediados ou não por tecnologias.
No documento, o representante do MPPI ainda afirma que em alguns casos não foi possível garantir o acesso aos meios remotos a professores, crianças e adolescentes, problemática que pode ter gerado alteração no calendário escolar.
“Os dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) demonstram o aumento da exclusão escolar no Brasil, que passou de 1.100.000, em 2019, para 5.075.294 crianças e adolescentes sem acesso à escola ou às atividades escolares, portanto, 13,9% da faixa etária, em 2020. Esse contexto de desigualdade de acesso foi acentuado durante a pandemia”, explicou o promotor.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Gessivaldo cobra melhorias no abastecimento de água na zona rural de Teresina
O parlamentar afirmou que o abastecimento irregular nestas regiões é um problema que afeta as comunidades há anos, impactando na qualidade de vida dos moradores. -
Promotor aciona prefeito de Olho D’Água do Piauí na Justiça
A petição inicial foi protocolada no dia 11 de maio de 2026 e tramita na Vara Única da Comarca de Água Branca. -
Júlio Arcoverde destaca progresso durante recuperação após acidente doméstico
O parlamentar se encontra internado em uma unidade hospitalar neurointensivista, em São Paulo, desde o dia 28 de maio deste ano. -
“Cosplay de Erika Hilton”, diz Samantha Cavalca sobre manifestantes na Câmara
O debate entre a vereadora e os manifestantes foi gerado por divergências com relação ao projeto de lei que visa impedir o uso de banheiros femininos por mulheres trans e travestis. -
TSE lança versão digital do Código Eleitoral Anotado e Legislação Complementar
Conforme o TSE, a nova versão irá facilitar o acesso de magistrados, advogados, integrantes do Ministério Público, partidos políticos, servidores e cidadãos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir