Viagora

Ministro Onyx Lorenzoni lança programa de Serviço Voluntário no Piauí

O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (24) na sede da Associação dos Prefeitos do Piauí.

Na manhã desta quinta-feira (24), o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni participou do lançamento do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário para os prefeitos piauienses, em Teresina. O evento ocorreu na sede da Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM), e contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa, senador Elmano Férrer e outras autoridades.

Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, o programa tem o objetivo de levar jovens que estão fora do mercado de trabalho e com empregos informais, para a formalidade.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraMinistro Onyx Lorenzoni
Ministro Onyx Lorenzoni

“O Programa de Serviço Civil Voluntário tem o propósito nessa parceria com as prefeituras durante um ano, de dar oportunidade para esses jovens provarem o seu trabalho e junto com elas, vão ser qualificados pelo Sistema S. As prefeituras têm completa liberdade para escolher que áreas as pessoas vão atuar. Então isso atende a uma demanda dos municípios brasileiros, mas atende um abrir portas e geração de oportunidades para milhões de jovens brasileiros”, disse.

De acordo com o ministro, as bolsas para estes jovens do programa, serão pagas pelas prefeituras, através de seus orçamentos e os cursos de qualificação serão feitos pelo Governo Federal.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraApresentação do programa nacional do serviço civil voluntario
Dr. Pessoa e Paulo César, prefeito de Francinópolis e presidente da APPM, ao lado do ministro Onyx Lorenzoni.

“As prefeituras, através de seus orçamentos, vão custear as bolsas. Os cursos de qualificação pelo Sistema S e Sebrae serão feitos após um acordo feito entre o ministério e o Sistema S, gratuitamente, não haverá nenhum custo para as prefeituras”, destacou.

O presidente da APPM, Paulo César, prefeito de Francinópolis, afirmou que seu município tem interesse em aderir ao programa.

“Meu município tem todo o interesse de aderir a esse programa que é de suma importância para a empregabilidade, vai gerar renda, ele não deixa de ser um programa de transferência de renda porque o público prioritário é aquele que consta no cadastro único e também a qualificação. Então ele vai possibilitar oportunidade à juventude de 18 a 29 anos e também aqueles que têm mais de 50 anos e que estão há mais de 2 anos fora do mercado de trabalho, para serem reinseridos no mercado”, declarou.

O programa de Serviço Civil Voluntário foi criado por Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 1º de fevereiro.

Facebook
Veja também