Viagora

Venâncio quer ações de combate ao mosquito da dengue em Teresina

Segundo o vereador, a temporada de chuvas tem preocupado a população que cobra atitudes preventivas do poder executivo municipal.

O vereador de Teresina, Venâncio Cardoso (PSDB) protocolou requerimento na Câmara Municipal, solicitando informações e retorno das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, tranmissor da dengue, à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com o parlamentar, a temporada de chuvas tem preocupado a população que cobra atitudes preventivas do poder executivo municipal.

“Recebi contato de várias pessoas questionando ações concretas do poder público para o combate ao Aedes aegypti, o retorno dos carros de fumaça, o retorno de recolhimentos de materiais que acumulem água, a limpeza de regiões onde acontece o acúmulo de água, por isso resolvi fazer o requerimento junto a FMS”, explicou.

O vereador destaca que, mesmo ainda sob os efeitos da pandemia da Covid-19, a cidade precisa que os cuidados com a dengue sejam intensificados nesse período de chuvas.

“Nós estamos num momento de uma pandemia, mas também estamos na temporada de chuvas, que além dos alagamentos, que causam transtornos gigantescos para cidade, traz também outro grande problema de saúde pública: a dengue. A Prefeitura de Teresina precisa mostrar clareza quanto a esta questão”, disse.

Segundo informações da FMS, foram confirmados 42 casos de dengue em 2021 na cidade de Teresina e neste ano, só no mês de janeiro, foram registrados 53 casos.

Ainda conforme a FMS, no início de fevereiro, a Diretoria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Zoonoses (Gezoon), chegou a realizar uma reunião com os agentes de endemias para análise de dados e de ações de combate ao mosquito.

Facebook
Veja também