Viagora

Guarda Maria da Penha funcionará em Teresina 24 horas em março

A Guarda Maria da Penha é uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).

 A Guarda Maria da Penha vai funcionar 24 horas durante o mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O grupo especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina faz o acompanhamento de mulheres, com ou sem medida protetiva, em situação de violência, seja física, psicológica, entre outras.

De acordo com a prefeitura, em 2021, os guardas municipais realizaram mais de três mil visitas garantindo a segurança de 120 assistidas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaGuarda Maria da Penha
Guarda Maria da Penha

“A Guarda Maria da Penha existe desde 2020 e foi reformulada em 2021, com a capacitação de mais agentes. Temos ampliado nosso leque de atuação e, este ano, nossa meta é expandir ainda mais, principalmente, no que tange aos horários. Queremos que passe a ser 24 horas para atender as mulheres que já são assistidas como também situações de flagrante, uma vez que acompanhamos muitos casos assim durante a noite”, destaca André Viana, comandante da GCM de Teresina.

A Guarda Maria da Penha é uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) que, através Centro de Referência Esperança Garcia, faz o acompanhamento psicológico, jurídico, entre outros, das assistidas.

Conforme a secretaria, as visitas da Guarda Maria da Penha são semanais e casos que representam maior risco, os guardas municipais fazem o acompanhamento até três vezes na semana, a chamada “visita de segurança”.

“Este mês é o teste para o funcionamento 24 horas. Logo em seguida, vamos analisar a demanda para ter uma continuidade nos demais meses do ano, pois sabemos o quanto é importante esse serviço que pode salvar vidas”, frisa o comandante André Viana.

Facebook
Veja também